domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Jambeiro recebe maioria das 31,4 mil toneladas de lixo por mês das cidades do Alto Tietê

Em Suzano, são produzidas 8 mil toneladas de lixo na cidade

08 maio 2022 - 05h00Por Lucas Lima - de Suzano
Pelo menos 31,4 mil toneladas de lixo são produzidas por mês no Alto Tietê. O dado é referente a cinco cidades da região. Neste ano, foram coletadas 125.600 toneladas de resíduos. De acordo com as prefeituras, o destino final dos lixos são aterros em outros municípios do Estado.
 
Em Suzano, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos afirmou que, por mês, são produzidas 8 mil toneladas de lixo na cidade. Segundo a pasta, os resíduos domésticos são encaminhados diariamente para um aterro sanitário, que fica localizado em Jambeiro, em São Paulo.
 
Neste ano, já foram produzidas 32 mil toneladas de lixo em Suzano. De acordo com a secretaria, uma equipe de 42 coletores, um encarregado e 14 motoristas, realizam a retirada dos resíduos de manhã na cidade. Já à noite a equipe conta com 33 coletores, um encarregado e 11 motoristas. A frota atual da empresa que presta o serviço no município é composta de 17 caminhões compactadores, dos quais três são reservas.
 
O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, explicou que o trabalho de coleta é dividido em 41 setores, sendo 27 no período diurno e 14 no noturno. “Por uma questão de logística, o trabalho na cidade é dividido. Dos 41 setores, seis recebem o serviço de coleta de resíduos domiciliares diariamente, enquanto nos demais ocorre de maneira alternada: às terças-feiras, quintas-feiras e sábados e às segundas, quartas e sextas-feiras”, esclarece.
 
Por outro lado, Mogi das Cruzes informou que, por mês, são cerca de 11 mil toneladas de lixo produzidos e recolhidos. Os resíduos são coletados pela empresa responsável pela limpeza pública do município e a mesma se encarrega do encaminhamento do material para a destinação final, o mesmo de Suzano. São 16 caminhões e 45 funcionários empenhados diariamente na coleta, entre coletores, motoristas e ajudantes. 
 
Maioria das cidades usa mesmo destino final para resíduos
 
Em Poá, a Secretaria de Serviços Urbanos disse que a quantidade média mensal aproximada de lixo produzido na cidade é de 2,7 toneladas. 
 
A pasta afirma que os resíduos coletados nos bairros e região central são conduzidos inicialmente para um local denominado ¨transbordo¨, em Suzano, e posteriormente viaja para o destino final, que é Jambeiro, onde está localizado o aterro. De janeiro a abril, foram produzidas aproximadamente 10,8 toneladas de lixo no município. 
 
SERVIÇO DE COLETA
 
O serviço de coleta de resíduos domésticos de Poá conta com sete caminhões, cada um com quatro funcionários.
Já em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Serviços Urbanos disse que são coletadas cerca de 7,5 mil toneladas de lixo por mês em toda a cidade. 
 
Os resíduos são encaminhados aos aterros sanitários da CDR Pedreira e Anaconda, localizados fora do município. Atualmente, 120 agentes atuam no trabalho de retirada de resíduos, sendo 37 motoristas e 83 coletores.
 
Arujá, por vez, produz 2.200 toneladas de lixo por mês. 
 
De acordo com a Secretaria de Serviços, os resíduos são encaminhados para um aterro em Santa Isabel. Entre janeiro e abril, foram produzidas 8.800 toneladas de lixo. 
 
A retirada acontece por meio de cinco caminhões de manhã e três à tarde, além dos 27 coletores.
 
PREFEITURAS
 
As prefeituras de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel também foram procuradas para comentar sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta.

Deixe seu Comentário

Leia Também