A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, entregou, na tarde desta segunda-feira (25/04), 16 novos ônibus, que irão renovar a frota do transporte escolar oferecido aos alunos da rede municipal de ensino. Foram investidos R$ 5.777.280,00.
“Todos os veículos possuem uma cadeira elevatória para os alunos com deficiência e irão repor os ônibus mais antigos da frota”, disse o prefeito Caio Cunha, que acompanhou a entrega ao lado da secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, a adjunta da Pasta, Andréa Souza e do vereador Milton Lins.
Os veículos possuem uma capacidade maior do que os modelos adquiridos anteriormente, passando de 26 alunos para 31 por ônibus. Os novos carros irão substituir aqueles que estão completando 10 anos de uso, tempo de vida útil previsto.
O transporte escolar da rede municipal de ensino atende diariamente cerca de 7 mil alunos da zona rural e também por meio do Programa Escola de Tempo Integral, que é desenvolvido de acordo com o conceito de cidade educativa, em que as atividades acontecem em espaços além da unidade escolar, entendendo todos os locais como espaços de aprendizagem.
Destaque
A Prefeitura foi destaque no evento Compras Públicas no Contexto do Marco Legal da Inovação, promovido nesta segunda-feira (25/04) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Sebrae-SP. O Mogi Tech, o Programa de Incubação do Polo Digital voltado a startups com projetos voltados a GovTechs, foi apresentado como modelo de atuação municipal de sucesso na área.
Iniciado no ano passado, o Mogi Tech é a primeira iniciativa no país de incentivo a startups voltadas exclusivamente para buscar soluções para os desafios da gestão de políticas públicas realizada por um município. O projeto foi apresentado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, em uma palestra que teve a participação da consultora de Compras Públicas do Sebrae-SP Camila Patricio e do Analista do Sebrae-SP Claudio Januário Leopoldo.
“Tudo o que vem acontecendo em Mogi das Cruzes nasce da comunidade. Os empreendedores de startups, representados pelo Alto Tietê Valley, os entusiastas da inovação, das instituições de ensino e do Poder Público”, afirmou Bastianelli. O secretário lembrou o histórico do trabalho e das discussões para a criação do Sistema Municipal de Inovação, que culminou na criação do Polo Digital, do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT) e do Fundo Municipal de Inovação. Em 2021, a Prefeitura lançou o edital do Programa de Incubação voltado exclusivamente a startups que apresentassem soluções para as necessidades do Poder Público.




Foram investidos R$ 5.777.280,00 - (Foto: Pedro Chavedar/PMMC)




