O Ranking de Exposição a Crimes Violentos das Cidades do Estado de São Paulo, elaborado pelo Instituto Sou da Paz, apontou sete município do Alto Tietê no levantamento que considera 138 territórios. Segundo o estudo, Santa Isabel, Poá, Arujá e Suzano estão entre as 20 cidades mais perigosas do Estado. Os resultados refletem o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), do Sou da Paz Analisa 2017 que estipula a exposição à violência dos municípios com mais de 50 mil habitantes.
A organização determina índices conforme com as ocorrências de crimes letais, sexuais e contra o patrimônio. De acordo com a descrição do estudo, o levantamento objetiva comparar a vulnerabilidade da população aos crimes citados. Em todo o Estado, Santa Isabel aparece na 11ª posição e é considerada a mais violenta do Alto Tietê, segundo a pesquisa.
O município é seguido por Poá, na 14ª posição, Arujá na 15ª e Suzano no 18º lugar. As quatro cidades estão entre as 20 mais perigosas do Estado. Na ordem, aparece Itaquaquecetuba, na 33ª posição, Ferraz na 54ª e Mogi das Cruzes na 117ª. A cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, é a pior cidade de acordo com o estudo. O município está na última posição, com um índice de criminalidade avaliado em 54,4, no ano passado.
Já a cidade de São José do Rio Parto é a primeira colocada, com o menor índice de 8,3 em 2017.




Ranking de Exposição a Crimes Violentos das Cidades do Estado de São Paulo apontou sete município do Alto Tietê - (Foto: Arquivo/DS)




