Um homem de 75 anos morreu na tarde deste domingo (25) em uma enchente, na Rua Piata, Vila Guilherme, na zona Norte da capital paulista. Essas é a décima terceira vítima das chuvas no estado, a vítima tentava retirar seu veículo da via durante uma pancada de chuva, mas foi derrubado por uma enxurrada, arrastado pela correnteza e depois de ficar preso a outro veículo, não resistiu. Com isso, o estado se aproxima do total de mortes por chuvas do verão entre 2024 e 2025, quando 18 pessoas perderam a vida em situação semelhante.

A morte, sendo a quarta registrada na capital em decorrência das chuvas desde dezembro, foi classificada como acidental pelo 13º Distrito Policial, na Casa Verde. A pancada de chuva atingiu a região no meio da tarde, e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura havia decretado estado de atenção às 15h35, cerca de 20 minutos antes da fatalidade. O sistema chuvoso veio do interior do estado, da região de Campinas.
As zonas Leste, onde dois córregos transbordaram, e a região norte da Região Metropolitana também foram afetadas. Em Guarulhos, cerca de uma dezena de bairros registrou ocorrências. No bairro do Taboão, um homem chegou a ser arrastado pelas águas, mas conseguiu escapar com vida. Os ventos também foram intensos, com rajadas de aproximadamente 60 km/h nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos e de cerca de 50 km/h na região de Santana, onde ocorreu a morte mencionada no início da reportagem.
Em todo o estado, já foram contabilizadas 259 pessoas desabrigadas nesta temporada de chuvas, das quais 22 ainda permanecem nessa condição. A Defesa Civil estadual também registra 647 pessoas desalojadas.
A região segue em alerta de perigo para chuvas intensas até a noite desta segunda-feira (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há previsão de acumulados de até 100 milímetros e ventos de até 60 km/h. O alerta abrange todo o litoral norte e a faixa leste do estado, alcançando a região de Ribeirão Preto, o Noroeste paulista, o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além do sul de Goiás. Já a porção central do país, incluindo as regiões Norte e Centro-Oeste, além de partes do Nordeste e Sudeste, permanece em alerta moderado para o mesmo período, com possibilidade de volumes significativos de chuva.



São Paulo tem 13ª morte causada pela chuva - (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)




