O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Suzano começou a oferecer agendamento por telefone para quem precisa dar entrada no pedido de Seguro Desemprego. O objetivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, responsável pelo local, é tornar mais fácil e acessível o serviço para a população que procura diariamente o local para obter o benefício federal. Apesar da novidade, quem preferir também pode comparecer pessoalmente para marcar uma data para atendimento.
O telefone colocado neste mês à disposição é o (11) 4745-2264. Após realizar o agendamento, o interessado precisará apresentar os documentos exigidos no encontro presencial: termo de requerimento do benefício, termo de rescisão de contrato do último emprego, Carteira de Trabalho, RG e CPF.
Atualmente, o PAT é o único local no município onde é possível realizar o pedido para recebimento do Seguro Desemprego, concedido pelo governo federal a homens e mulheres, de maneira temporária, como suporte financeiro enquanto encontram-se fora do mercado de trabalho. A quantidade de parcelas mensais do benefício varia de três a cinco, dependendo do período em que o trabalhador esteve empregado formalmente. Diariamente, 1,6 mil pessoas procuram o PAT e até 80 atendimentos são realizados em média.
Para o chefe da pasta, André Loducca, a disponibilização do agendamento por telefone não visa apenas dar maior agilidade ao processo. “Facilitar a marcação do atendimento faz também com que as pessoas que estão em busca de um novo emprego e focadas em despesas urgentes economizem mais de uma viagem. Desta forma, oferecemos um serviço melhor e quem nos procura tem mais liberdade e tempo para si”, explicou.
O PAT de Suzano funciona nas dependências do Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado na avenida Paulo Portela, 210, na área central, das 8 às 17 horas.