O deputado estadual, André do Prado (PL), foi reeleito neste sábado (15), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O parlamentar teve amplo apoio da Casa: foram 88 votos favoráveis dentre 94 deputados que compõem a Alesp. A votação ocorreu no Palácio 9 de Julho, sede do Poder Legislativo estadual.
A deputada Paula da Bancada Feminista, da Federação PSOL-Rede, obteve quatro votos. Dois parlamentares licenciados não votaram. Ele seguirá no comando da Casa pelos próximos dois anos.
“Receber 88 votos de confiança dos meus colegas deputados para continuar liderando o maior Parlamento da América Latina é uma grande honra e um compromisso renovado com a transparência, o diálogo e o desenvolvimento do nosso Estado”, escreveu o deputado em suas redes sociais.
“O desafio continua e minha dedicação será maior! Vamos, juntos, construir um Parlamento cada vez mais forte, representativo e atuante para todos os paulistas”, concluiu.
Trajetória
Em 1992, com apenas 23 anos, foi eleito vereador em Guararema, local onde nasceu e cresceu. Quatro anos depois foi reeleito e assumiu a presidência da Câmara Municipal. Em 2000, foi escolhido vice-prefeito na chapa formada com Conceição Alvino.
Na sequência, foi prefeito de Guararema. Em 2009, foi convidado pelo Partido Liberal (PL) para ser presidente estadual de seu Conselho Político, tendo a missão de reestruturar as bases partidárias no Estado e articular candidatura a deputado estadual.
Elegeu-se como único representante liberal do pleito de 2010, com 86.346 votos, distribuídos em 386 municípios. Dobrou sua votação em 2014, recebendo a confiança de 164.589 eleitores e manteve bons números em 2018, obtendo 123.313 votos. Na última eleição, em 2022, o deputado André foi eleito 216.268 votos para seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Por fim, foi eleito pelo presidente da Alesp pela primeira vez.




André do Prado obteve 88 votos - (Foto: Reprodução/Alesp)




