Envie seu vídeo(11) 97569-1373
Sintonize nossa Rádio101.5 FMClique e ouça ao vivo
Sábado 25 de Novembro de 2017

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/11/2017
mrv

Anexo de violência doméstica é inaugurado e inicia hoje atendimento

12 MAR 2015 - 08h01

Suzano inaugurou ontem o Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Os atendimentos terão início hoje. No primeiro momento, o setor receberá 980 processos ligados a violência doméstica. O serviço especializado visa ainda à prevenção e conscientização.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o desembargador José Renato Nalini, Suzano é o segundo a receber o equipamento. "Na semana que homenageia as mulheres mostramos que com boa vontade dos magistrados, prefeitura e promotoria, conseguimos enfrentar a crise já notória para atender as reivindicações legítimas. Dentro do que podemos fazer criamos a alternativa de um anexo contra a violência doméstica que funciona mediante a colaboração de todos os envolvidos", detalha.

Nalini reforça que a violência, infelizmente, começa no âmbito doméstico. "A cada quatro minutos uma mulher sofre violência física e nós precisamos enfrentar isso dando as elas condições de enfrentamento e coragem de assumir um protagonismo de legítima defesa". Além disso, ele destaca a importância de conscientizar os homens. "Educar o agressor, fazer com que ele interrompa o ciclo. O projeto é ambicioso, mas representa uma política pública importante".

O magistrado Fernando Augusto Andrade Conceição, responsável pela 2ª Vara Criminal, também responderá pelo Anexo. Segundo ele, o espaço receberá além de mulheres vítimas de violência doméstica, crianças e adolescentes. O juiz ressalta a estrutura adequada e frisa o atendimento especializado e individual. "Ele vai identificar a necessidade de apoio psicológico, burocrático, encaminhamento para casa de acolhida ou mesmo medida protetiva", acrescenta.

A Prefeitura é responsável pelo aluguel do anexo, manutenção, equipamentos, funcionários técnicos, assistências e estagiários. O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) disse durante entrevista que em breve, com a instalação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a cidade contará com todos os setores de proteção as mulheres. Segundo o deputado estadual, Estevam Galvão de Oliveira (DEM), este é mais um sonho realizado.

Também esteve presente no evento a vice-prefeita, Viviane Galvão (DEM), o presidente da Câmara, Denis Claudio da Silva (DEM), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Laérte Menezes, a primeira-dama, Nilce Ramos Tokuzumi, secretários, vereadores, advogados, entre outros.

SOLENIDADE

O ato também integrou a campanha "Justiça pela Paz em Casa", do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o evento, uma árvore nativa foi plantada no fórum. O Anexo fica na Rua Francisco Quadra Castro, 48, na Vila Costa. Segundo Nalini, a implantação de novas dependências no Alto Tietê depende da sinalização das respectivas prefeituras.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias