A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) prepara a aprovação do projeto da alça do Rodoanel ‘Mário Covas’, em Suzano.
Segundo o órgão, “no momento encontra-se em fase de aprovação e, após esse trâmite, as etapas seguintes serão a de elaboração do projeto básico”.
Conforme a Artesp, logo em seguida será feita a confecção do projeto executivo da obra, “que definirá estimativa de custo e cronograma de intervenção”.
A alça de saída do Rodoanel Mário Covas, em Suzano, é uma reivindicação antiga da classe política de Suzano e da região.
Em março deste ano, o governo estadual anunciou novidades sobre a alça do Rodoanel.
Garantiu um futuro ‘Complexo Viário’ com previsão de R$ 30 milhões de investimentos a partir de 2025.
O anúncio feito pelo Estado em reunião realizada na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), em Mogi das Cruzes, com o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Ele assinou o projeto executivo para a construção do “Complexo Viário do Alto Tietê”, que inclui a implantação de alças de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21) em Suzano, a adequação das vias no entorno, a construção de uma passarela acessível para pedestres e outras alterações na malha viária da região.
A elaboração do projeto tem até 12 meses para ser concluída e deve custar cerca de R$ 30 milhões, sendo sucedida pelo início das obras, previsto para 2025.
Os trabalhos de implantação do complexo ficarão sob responsabilidade da Concessionária SPMar e contarão com um aporte do Governo do Estado. A proposta também inclui a adequação da rotatória próxima ao limite entre Suzano e Poá, na Avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), e a criação de pistas marginais no Rodoanel, para melhorar o fluxo de veículos após a criação do complexo.
ALÇA
A alça será implantada na Avenida Brasil, uma das principais vias de ligação entre Suzano e Poá, passando por cima da Linha 11 - Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e criando um corredor com a Avenida Senador Roberto Simonsen, que ajudará a ligar o anel viário a bairros do Centro expandido da cidade, como Jardim Casa Branca, Jardim Márcia, Jardim Imperador, entre outros.
A primeira fase é a execução do projeto executivo.
Segundo o Estado, é um complexo que vai facilitar muito a vida de todo o Alto Tietê. Apesar de serem 12 meses de execução do projeto executivo, espera-se começar alguma parte da obra já neste ano.