segunda 14 de outubro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 12/10/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Ashiuchi apresenta projeto de Suzano em evento em Nova York

Suzano foi uma das cidades convidadas para participar do painel por conta do excepcional trabalho desenvolvido

23 setembro 2024 - 21h00Por Da Reportagem Local

O prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, apresentaram nesta segunda-feira (23/09), durante o evento “Every Child Can Learn: Mobilizing Support to Make Learning Inclusive” (Toda Criança Pode Aprender: Mobilizando Apoio para Tornar a Aprendizagem Inclusiva), o trabalho realizado em parceria com a Perkins School for the Blind (Escola Perkins para Deficientes Visuais) com alunos que possuem deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira na rede de ensino da cidade. O painel - organizado pela entidade “Lever for a Change” - ocorre em Nova York, nos Estados Unidos, nesta que também é a semana da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Cúpula do Futuro.

Suzano foi uma das cidades convidadas para participar do painel por conta do excepcional trabalho desenvolvido com alunos que possuem algum tipo de deficiência no município. Sob a ótica de representantes de dezenas de países de várias regiões do planeta, o seminário abordou o desenvolvimento de projetos voltados especialmente à educação inclusiva. A cidade apresentou recursos e mecanismos criados durante a atual gestão para o atendimento aos estudantes da rede municipal de ensino que necessitam de uma atenção especial dentro das escolas. Além de Ashiuchi e Bassini, o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, também participou do encontro. Eles foram recepcionados pelo presidente e CEO da Perkins, Dave Power, e pela diretora da Perkins Internacional - América Latina e Caribe, Gloria Rodriguez.

A mesa do evento foi composta pela vice-presidente do Programa de Estratégia e Aprendizagem da Lever For Change, Kristen J. Molyneaux; da chefe de Programas e Transparência de Impacto da UBS Optimus Foundation, da Suíça, Nalini Tarakeshwar; da diretora global de Educação e Desenvolvimento do Adolescente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a indiana Pia Rebello Britto; da líder juvenil e defensora da educação inclusiva, a guatemalteca Maria José Carranza Padilla; e da diretora executiva para os programas internacionais da Perkins, Katherine Holland.

A parceria entre a Secretaria de Educação e a Perkins promove, desde 2023, suporte e monitoramento a 118 alunos de quatro escolas municipais que recebem o projeto: Antônio Marques Figueira, do Jardim Santa Helena, que possui 62 alunos com deficiência; Victor Salviano, do Cidade Miguel Badra, que tem 25; Abrão Salomão Domingues, do Tabamarajoara, que possui 16; e Augustinha Raphaela Maida Molteni, do Jardim Natal, que acolhe 15 alunos com deficiência. O grupo atua com o objetivo de fornecer suporte especializado, planejamento, treinamento, orientações e monitoramentos para a equipe escolar, alunos e familiares a fim de fazer com que essas unidades consigam transformar suas práticas pedagógicas favorecendo o avanço do desenvolvimento e da aprendizagem dos seus alunos, fomentando uma inclusão efetiva e responsável, cumprindo papel fundamental na integração de estudantes com deficiências na rede municipal de ensino de Suzano.

O encontro também possibilitou que Ashiuchi e Bassini apresentassem aos países representados o Atendimento Educacional Especializado (AEE), iniciativa oferecida de forma complementar aos estudantes da rede municipal de educação que tem o objetivo de romper as barreiras que dificultam ou impedem que a educação inclusiva ocorra nas escolas e facilitar a convivência com os colegas. O projeto, que possui 43 salas de recursos multifuncionais e 40 professores espalhados pela cidade, atende mais de 1,1 mil alunos que possuem algum tipo de deficiência na rede. Os encontros e acolhimentos oferecidos aos pais destes estudantes e as diversas visitas realizadas pela pasta - que tiveram como objetivo enaltecer os projetos voltados à inclusão nas escolas do município - também receberam espaço no painel.

Outra pauta abordada com investidores pelo prefeito e o secretário no evento em Nova York foi a do novo Centro de Apoio à Criança com Deficiência, que será construído nas dependências do parque Max Feffer e será destinado ao atendimento de crianças de zero a 11 anos com todos os tipos de deficiência, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Bassini, lembrou que o atendimento às crianças que possuem algum tipo de deficiência foi uma prioridade ao longo de toda a gestão e agradeceu pelo reconhecimento da escola e da entidade organizadora do evento.

“Essa é uma grande prova de que nosso trabalho está sendo eficiente. Iniciamos o projeto com a Perkins no ano passado e sabíamos que chegaríamos aqui hoje, pois se trata de uma organização internacional séria que é referência em trabalhos educacionais voltados a alunos com deficiência visual, deficiência múltipla e surdo-cegueira nos Estados Unidos e no mundo. Eles confiaram na gente e estamos colhendo os frutos juntos”, afirmou o chefe da pasta.