sábado 13 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Centro de Bem-Estar Animal vai acolher cães e gatos vítimas de maus-tratos em Suzano

Denúncias devem ser feitas por telefone e para Ouvidoria

21 maio 2023 - 05h00Por Guynever Maropo - de Suzano

Suzano desenvolve a criação do Centro de Bem Estar Animal para prestação de atendimento veterinário e acolhimento de pets vítimas de maus-tratos que foram retirados de seus tutores após intervenção judicial ou policial. 

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente com apoio das emendas parlamentares do deputado federal Marcio Alvino e do vereador Marcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt. 

O edital do processo licitatório para esta finalidade será publicado em breve.

Essa ação faz parte do acolhimento aos animais de rua da cidade. Na região central de Suzano, nas praças e próximo a Estação Suzano da CPTM há animais abandonados, principalmente cachorros. 

A Prefeitura informou que por força de Lei Federal, não existe o serviço de recolhimento de animais abandonados, conhecido popularmente como “carrocinha”.

Denúncias 

As denúncias de maus tratos animais devem ser feitas para o Setor de Bem-Estar Animal, pelo telefone (11) 4745-2055; para a Ouvidoria Municipal, no número 0800-774-2007 e no e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br; ou para a Guarda Civil Municipal (GCM), no número 153. A Secretaria de Meio Ambiente também tem trabalhado em conjunto com ONGs da cidade para promover a castração de cães e gatos e, assim, auxiliar na diminuição da procriação indiscriminada.

Nos casos de animais em vias públicas que apresentam doenças zoonóticas ou que praticaram agressão comprovada, é possível acionar o Setor de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, pelo telefone (11) 4745-2064 ou pelo e-mail sms.zoonoses@suzano.sp.gov.br.

ONGs

O vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), mais conhecido Marcel da ONG em conjunto com a ONG Amparo Animal resgatam animais em estado crítico e encaminham para abrigos temporários. 

O animal resgatado é levado para clínica veterinária parceira onde a ONG custeia o atendimento. Depois o animal é castrado, vacinado e encaminhado para o lar temporário.
“Assim que o animal estiver pronto para adoção é mandado para eventos de adoção da ONG Amparo Animal e do projeto Baby Me Leva da Prefeitura. Os animais de rua devem receber toda atenção do poder público, esses animais um dia tiveram família e foram descartados como lixo”, disse o vereador. 

Baby Me Leva 

O projeto “Baby, Me Leva!” ocorre a partir de parcerias com ONGs que já fazem um trabalho de proteção de animais e tem como objetivo incentivar a adoção responsável por meio de eventos e de campanha pela internet. 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também