Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 05 de julho de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/07/2020

Comércios do Alto Tietê podem ter novo horário de funcionamento

Proposta do Sincomércio do Alto Tietê inclui, entre outras medidas, novos horários de funcionamento das lojas

Por Carolina Rocha - de Suzano02 JUN 2020 - 21h45
Se prepara para retomada e sindicato quer alterar horário durante flexibilizaçãoFoto: Jackeline Lima/Divulgação
Com a expectativa da reabertura do comércio na cidade, após o possível relaxamento da quarentena imposta pelo governo estadual no combate ao novo coronavírus, associações comerciais da região começam a se mobilizar com propostas de abertura gradual das lojas.
 
É o caso do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), que encaminhou para as prefeituras do Alto Tietê, sugestões para o retorno das atividades no comércio. 
 
Para Valterli Martinez, presidente da associação, houve estudos para a reabertura gradual das lojas, afim de que os lojistas não saiam prejudicados com o retorno das atividades.
 
“Devido a última tentativa de reabertura das lojas em cidades do interior paulista, verificamos uma grande aglomeração de pessoas nesses comércios, o que não é recomendado nessa época de quarentena. Então reavaliamos a nossa situação na região para encontrar uma forma de reabertura sem que haja tumultos e prejuízos ao lojista”, explica Valterli.
 
Desde o dia primeiro, a quarentena imposta pelo governo estadual foi ampliada até pelo menos o dia 15 de junho, com o relaxamento do isolamento em algumas regiões seguindo critérios técnicos. 
 
O Alto Tietê, assim como toda região metropolitana de São Paulo, ainda está na primeira fase, onde não há a possibilidade de reabertura de atividades não essenciais do comércio. 
 
A expectativa dos lojistas da região é de que após o dia 15, seja liberado a volta das atividades não essenciais do comércio. Segundo Valterli, os estudos realizados para o possível retorno incluem a mudança do horário de atendimento destes locais.
“Realizamos reuniões com prefeituras e associações da região para ponderar o estudo sobre a diminuição do expediente das lojas, algo que será necessário nesse primeiro momento para a reabertura. Também iremos ouvir os comerciantes sobre a redução do horário , para que possamos chegar em um acordo”, explica.
 
Outra medida adotada pelo Sincomércio será da aplicação de um curso gratuito para os comerciários da região para o atendimento seguro de seus clientes.
 
“ Já entramos em contato com as prefeituras de Mogi das Cruzes e Suzano, para aplicarmos esse treinamento aos lojistas. O curso consiste em aplicar medidas de proteção aos clientes e comerciantes para que o retorno das atividades seja seguro, com todas as medidas de higienes possam ser tomadas”, finaliza. 

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias