sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Comércios do Alto Tietê podem ter novo horário de funcionamento

Proposta do Sincomércio do Alto Tietê inclui, entre outras medidas, novos horários de funcionamento das lojas

02 junho 2020 - 21h45Por Carolina Rocha - de Suzano
Com a expectativa da reabertura do comércio na cidade, após o possível relaxamento da quarentena imposta pelo governo estadual no combate ao novo coronavírus, associações comerciais da região começam a se mobilizar com propostas de abertura gradual das lojas.
 
É o caso do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), que encaminhou para as prefeituras do Alto Tietê, sugestões para o retorno das atividades no comércio. 
 
Para Valterli Martinez, presidente da associação, houve estudos para a reabertura gradual das lojas, afim de que os lojistas não saiam prejudicados com o retorno das atividades.
 
“Devido a última tentativa de reabertura das lojas em cidades do interior paulista, verificamos uma grande aglomeração de pessoas nesses comércios, o que não é recomendado nessa época de quarentena. Então reavaliamos a nossa situação na região para encontrar uma forma de reabertura sem que haja tumultos e prejuízos ao lojista”, explica Valterli.
 
Desde o dia primeiro, a quarentena imposta pelo governo estadual foi ampliada até pelo menos o dia 15 de junho, com o relaxamento do isolamento em algumas regiões seguindo critérios técnicos. 
 
O Alto Tietê, assim como toda região metropolitana de São Paulo, ainda está na primeira fase, onde não há a possibilidade de reabertura de atividades não essenciais do comércio. 
 
A expectativa dos lojistas da região é de que após o dia 15, seja liberado a volta das atividades não essenciais do comércio. Segundo Valterli, os estudos realizados para o possível retorno incluem a mudança do horário de atendimento destes locais.
“Realizamos reuniões com prefeituras e associações da região para ponderar o estudo sobre a diminuição do expediente das lojas, algo que será necessário nesse primeiro momento para a reabertura. Também iremos ouvir os comerciantes sobre a redução do horário , para que possamos chegar em um acordo”, explica.
 
Outra medida adotada pelo Sincomércio será da aplicação de um curso gratuito para os comerciários da região para o atendimento seguro de seus clientes.
 
“ Já entramos em contato com as prefeituras de Mogi das Cruzes e Suzano, para aplicarmos esse treinamento aos lojistas. O curso consiste em aplicar medidas de proteção aos clientes e comerciantes para que o retorno das atividades seja seguro, com todas as medidas de higienes possam ser tomadas”, finaliza. 

Deixe seu Comentário

Leia Também