segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

CPTM mantém viagem da Luz até Suzano nos horários de pico

Operação com trens para três destinos diferentes é necessária para troca de equipamentos na subestação de Braz Cubas

15 abril 2024 - 09h43Por da Reportagem Local

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) mantém a estratégia operacional na Linha 11-Coral com viagens entre as estações Luz e Suzano nos horários de pico da manhã e tarde.

As viagens também serão mantidas nos trechos entre as estações Luz e Guaianases (loop interno) e Luz e Estudantes (loop externo), para garantir a segurança da circulação durante a troca de um dos transformadores da subestação de Braz Cubas. 

O transformador pesa 18 toneladas e tem capacidade para cerca de 10 mil litros de óleo, sendo o responsável por prover 3MW (Megawatt) de potência e energia para os trens. A subestação possui dois equipamentos que juntos alimentam os trens no trecho entre Suzano e Estudantes. O tempo estimado para preparar o transformador para que entre em funcionamento e possibilite a troca do equipamento é de 30 a 45 dias. Os demais trechos são alimentados por outros transformadores que funcionam normalmente. 

Com a estratégia será possível manter as viagens no trecho com o intervalo praticado até o momento, sem sobrecarga de energia, garantindo o intervalo médio entre os trens, até a troca do transformador e a normalização da subestação.

Com os trens partindo direto da estação da Luz para Guaianases, Suzano e Estudantes não há necessidade do passageiro fazer baldeação. Os trens que partem de Luz estarão sinalizados com o destino, permitindo que os passageiros identifiquem a composição que atende sua viagem.