Suzano terá novos representantes nos dois conselhos tutelares a partir de janeiro do ano que vem. O processo que irá definir quem serão os eleitos vai ser conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas) e terá suporte da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
As inscrições começam em 3 de abril e terminam em 5 de maio, por sua vez, a eleição está prevista para 1º de outubro, oportunidade em que serão escolhidos, por voto popular, dez conselheiros, cinco para cada conselho, e os demais suplentes por ordem decrescente de votos para atuar a partir de 10 de janeiro do ano que vem.
As inscrições devem ser feitas no Espaço dos Conselhos, localizado na rua Monsenhor Nuno, 595, no centro, das 8 às 16 horas. Os interessados devem atender a uma série de requisitos e apresentar os documentos que constam no edital publicado no Diário Oficial Eletrônico do município no último sábado (25), que pode ser conferido neste link: bit.ly/42U5aSL.
Após o período de avaliação, recursos e apelações, a lista final de candidatos aptos será divulgada em 25 de agosto. A campanha eleitoral será realizada entre os dias 31 de agosto e 29 de setembro.
Quem deseja concorrer à função de conselheiro tutelar deve ser maior de 21 anos, ter ensino médio completo, residir em Suzano há mais de dois anos, não apresentar impedimentos junto à Justiça Eleitoral e ao Poder Judiciário e não ocupar qualquer cargo público municipal, estadual ou federal, entre outros requisitos.
O presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar (CECT) e do Comdicas, Carlos Alberto Santiago de Araújo, explicou que o período pós-eleitoral, no último trimestre de 2023, será dedicado à preparação dos eleitos para assumir as funções nos conselhos tutelares.
“Os eleitos ainda deverão passar por um processo de qualificação para as atribuições do cargo. Com a diplomação prevista para 5 de dezembro, os futuros integrantes terão a primeira semana de 2024 para promover a transição de equipes. O mandato será de quatro anos e terminará em 9 de janeiro de 2028”, esclareceu o presidente.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou a importância do trabalho realizado pelas entidades.
“O Conselho Tutelar é um órgão integrante do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), que tem como missão representar a sociedade na proteção contra qualquer ação ou omissão do Estado ou os responsáveis legais que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, ressaltou o chefe da pasta.
O Conselho Tutelar 1 está localizado na rua Barão do Rio Branco, 249, do bairro Vila Costa, região central de Suzano, enquanto o Conselho Tutelar 2 está instalado na rua Coronel Hildeberto Vieira de Melo, 60, no Cidade Boa Vista.




Inscrições devem ser feitas no Espaço dos Conselhos, localizado na rua Monsenhor Nuno, 595, no centro, das 8 às 16 horas - (Foto: Divulgação/SECOP SUZANO )




