quinta 03 de abril de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/04/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
PI 910 Prefeitura de Suzano
Cidades

Licitação de projeto para controlar inundações entra na fase final

Empresa vencedora deve ser definida nas próximas semanas, segundo informações da Prefeitura de Suzano

28 outubro 2024 - 21h00Por Gabriel Vicco - Da Reportagem Local
A licitação da contratação de empresa para elaborar estudos necessários e o projeto para o Sistema de Controle de Inundações nos bairros Parque Maria Helena e Vila Maluf entrou em fase final. A empresa vencedora deve ser definida nas próximas semanas, de acordo com a Prefeitura.
 
A empresa que for definida como vencedora fará um levantamento para apontar soluções adequadas para a implantação do sistema. O prazo para a elaboração desse projeto é de 12 meses. Depois do período de elaboração, a Prefeitura fará a licitação para a obra, que poderá contar com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), além de recursos próprios da cidade.
A Prefeitura explicou que a medida busca diminuir os impactos das chuvas na região dos bairros Parque Maria Helena e Vila Maluf. As enchentes, causadas pela posição geográfica dos bairros em relação ao Rio Tietê, são os principais impactos que a chuva causa.
 
Junho deste ano
 
Em junho deste ano, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) assinou a autorização para abertura de licitação voltada à contratação de empresa especializada para a elaboração do Projeto Básico e Executivo do Sistema de Controle de Inundações nos bairros Parque Maria Helena e Vila Maluf. 
 
Por esse instrumento, serão avaliados os critérios mais relevantes para a escolha da alternativa de intervenção a ser proposta, como aqueles relacionados à eficiência hidráulica, que mede a capacidade de mitigar as inundações; a disponibilidade de áreas para a implantação e a natureza das áreas; os custos de implantação; os custos de manutenção e operação; e os custos de realocação e desapropriação.
 
A empresa que for escolhida fará um estudo que definirá as soluções adequadas para a implantação do projeto.  A partir dessa proposta, a Prefeitura poderá viabilizar o financiamento da obra nas tratativas com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). 
 
Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância de avançar em todas as frentes de combate aos transbordamentos na cidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também