No primeiro semestre deste ano, as Ouvidorias municipais foram acionadas 14.171 vezes. O balanço com os atendimentos foi divulgado pelas prefeituras. As ouvidorias são um canal de atendimento disponível para a população manifestar reclamações, sugestões e tirar dúvidas sobre assuntos específicos. De acordo com a Prefeitura de Suzano, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 2.078 acionamentos da população nos canais de relacionamento. A média mensal divulgada é de 300 ocorrências. As respostas são enviadas em até 20 dias. O prazo para o encaminhamento para o setor responsável é de 72 horas, com exceção dos casos de urgência, que são enviados em no máximo 24 horas. Entre 1º de janeiro e 28 de junho, Mogi das Cruzes recebeu um total de 9.617 solicitações. A média mensal de atendimentos na Ouvidoria alcança 577 casos. De acordo com a administração municipal, 70% das solicitações foram resolvidas em um prazo variável entre 15 e 40 dias. Poá atendeu 608 casos entre reclamações, sugestões e elogios nos primeiros seis meses do ano. O balanço é realizado trimestralmente. O maior índice de chamados foi registrado entre janeiro e março, com 400 atendimentos. No geral, segundo a Prefeitura, 50% dos atendimento era de reclamação. Em Ferraz de Vasconcelos, foram realizados 1.435 atendimentos até o fim de junho. Desse montante, 1.231 foram reclamações ou denúncias, ou seja, 85,75% dos casos. O restante, 204 acionamentos foram de sugestões. O tempo de resposta das solicitações é de até dez dias. Mais de 99% dos casos que chegaram até a ouvidoria de Itaquaquecetuba, no primeiro semestre deste ano, foram reclamações. Do total de 433 acionamentos, 429 eram queixas dos munícipes. Apenas quatro se tratavam de sugestões e elogios. OUVIDORIA Os ouvidores municipais são profissionais que têm um papel fundamental para o crescimento do município. São eles que mediam, além dos vereadores, as insatisfações da população e direcionam a reclamação para o setor competente. Mas não são apenas reclamações que recebem. A população também pode entrar em contato com o setor para fazer sugestões e elogios. Primordialmente, as ouvidorias são implantadas para que haja um diálogo aberto entre a população e o Poder Público. Todos os acionamentos passam por uma curadoria e são encaminhados aos responsáveis. O processo entre o atendimento e a resposta pode demorar de acordo com a gravidade e da necessidade das ações. O atendimento executado pelas ouvidorias deve ser imparcial e ao mesmo tempo esclarecedor. É importante lembrar que as decisões ou respostas ao atendimento não têm qualquer relação com o canal.