Pelo menos 222 ruas deverão receber serviços de pavimentação entre o fim de 2024 e o início de 2025 no Alto Tietê. O levantamento foi feito com as prefeituras da região. Apenas Santa Isabel e Salesópolis não responderam até o fechamento desta reportagem.
Em Suzano, os próximos serviços de pavimentação serão executados em 2025. Algumas obras, inclusive, estão em processo de licitação e outras aguardam autorização para o início. São mais de 40 vias públicas previstas nos seguintes bairros: Vila Fátima, Vila Urupês, Vila Figueira, Chácara Nova Suzano, Parque Alvorada, Jardim Casa Branca, Parque Maria Helena, Parque Heroísmo e outros.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes destacou o Programa Mogi Nova Asfáltica. Até o fim de novembro, 150 vias deverão ser atendidas pelo programa, totalizando 130 km de ruas com o pavimento completamente recuperado. De acordo com a administração municipal, o programa foi estruturado com base em oito convênios distintos, firmados com diferentes empresas que executam as obras de pavimentação. O investimento é de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, além de incluir também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Até o fim de 2024, oito ruas e uma avenida serão pavimentadas em Itaquá, de acordo com a Secretaria de Obras. São elas: as ruas Pixinguinha, Regente Feijó e Paulistania no Maragogipe, a Rua Adamantina no Louzada, as ruas Quatia, Quatro Barras e um trecho da Quinta do Sol no Tropical, a rua Salto, no Recanto Mônica, e a Avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, no Perobal.
Em Ferraz de Vasconcelos, são 10 vias previstas para receberem o serviço. Segundo a Prefeitura, as vias que contempladas são: Rua Estácio de Sá, Rua Tomé de Souza e Rua José Basílio Quarelo, todas na Vila Jamil; Rua Sebastião Pinheiro da Silva, Rua Auxílio Martinelli e Rua Carlindo Reis, no Jardim Ione; Rua José Gomes da Cruz e Rua Alzira Mota Ferreira, no Jardim Juliana; Rua Tenente Miguel José Pinheiro, no Parque São Francisco; e Rua Jorge Muniz, no Jardim São José.
Em Guararema, estão em processo de pavimentação 13 ruas dos bairros Parateí e Guanabara.
Demais cidades
Poá não informou a quantidade de vias que devem receber o serviço até o fim deste ano. Contudo, a Prefeitura destacou que 25 vias foram contempladas com um pacote de recuperação e recapeamento asfáltico neste ano. Todas as obras foram concluídas.
Os serviços de acessibilidade, novo calçamento e recapeamento na Vila Operária, na altura da Rua Princesa Leopoldina, foram destacados por Biritiba Mirim.
Entre as obras, está a construção de uma passarela. Segundo a Prefeitura, “as mudanças e revitalizações na via melhorarão também o fluxo de carros e pedestres na área”.
Por fim, Arujá prioriza a manutenção das vias públicas e tapa-buracos devido às ocorrências de chuvas. Não há vias públicas dentro da previsão para asfaltamento ou pavimentação, mas os serviços serão iniciados no momento adequado.




Em Suzano, os novos serviços serão iniciados em 2025 em pelo menos 10 bairros - (Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano)




