A Prefeitura de Suzano fechou um contrato emergencial com a empresa Troupe Brasil Ltda para a coleta de lixo da cidade pelos próximos seis meses. O custo mensal para a administração será de R$ 5,3 milhões. A expectativa da Prefeitura é que toda a coleta de lixo no município esteja normalizada até quinta-feira (12).
O prefeito Pedro Ishi convocou uma entrevista coletiva para falar sobre o assunto. Os primeiros bairros atendidos, a partir da noite desta terça-feira, foram: Jardim Monte Cristo, Jardim Imperador, Jardim Suzanópolis, Jardim Revista, Jardim Leblon e Tabamarajoara.
Durante a entrevista coletiva, o prefeito ressaltou que a Prefeitura tem feito todos os repasses à empresa.
“Foi do nada. Identificamos que alguns bairros ficaram sem coleta. A partir disso, trabalhamos para normalizar o serviço. A administração cumpriu com suas obrigações e atuou para uma solução rápida, assegurando a retomada da coleta e o respeito aos trabalhadores e aos moradores. Nunca falhamos no pagamento”, disse Pedro Ishi.
O contrato com a nova empresa prevê, além da coleta de lixo, a limpeza da cidade. “Capinação, varrição, aquela limpeza costumeira. O serviço de retomada dos Ecopontos também está previsto”, disse o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira.
Além da Troupe Brasil, outras sete empresas apresentaram propostas à Prefeitura para fazer a coleta de lixo. A empresa ganhadora foi a de menor valor.“Está tudo dentro dos parâmetros. Foi um processo bem feito, com uma transparência grande. Esperamos e vamos cobrar que, nesse período de urgência, a empresa possa seguir rigorosamente os critérios do contrato”, disse o prefeito.
A Prefeitura já está realizando um processo de licitação para definição definitiva da empresa responsável pela coleta de lixo da cidade.
O prefeito, inclusive, falou sobre a possibilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) para receber contrapartidas.“É um processo transitório, já iniciamos um processo de uma nova licitação para um convênio com uma nova empresa. Era um momento delicado, então precisamos resolver com urgência e depois pensamos em um segundo passo e, quem sabe, uma PPP”, disse.
O chefe do Executivo descartou qualquer prejuízo financeiro com a falta da coleta de lixo, já que o pagamento, que seria feito nessa semana, foi “cancelado”. “Não tivemos prejuízo financeiro. O pagamento para a empresa seria essa semana. Quando percebemos a falta do serviço, fizemos uma suspensão sobre a nota. A gente tem uma responsabilidade financeira e fiscal muito grande e não fizemos nenhum pagamento para a empresa”.
Pedro Ishi afirma que a empresa Renova Suzano, responsável pela coleta de lixo, não pode fazer qualquer questionamento, já que “está errada”.
“Estamos respaldados juridicamente. Foi feita uma análise técnica antes de tomar as decisões. Até uma possível conversa com a empresa para a retomada do serviço, mas não houve acordo por parte da empresa. A empresa não vai fazer nenhum tipo de questionamento porque sabe que está errada”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo disse, ainda, que a Prefeitura é vítima.
“A partir do momento que identificamos o problema, buscamos sanar. Somos vítimas desse processo. Tínhamos os pagamentos em dia e não pensávamos que isso pudesse acontecer”, finalizou Pedro.
Prefeito intermedeia contratação de funcionários por nova empresa e propõe pagamento de salários
O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, revelou que intermediou com a Troupe Brasil, responsável pela coleta de lixo de Suzano de maneira emergencial, a contratação dos funcionários da Renova Suzano, empresa anteriormente responsável pelo serviço. De acordo com Pedro, foi um pedido do sindicato responsável pela categoria, durante a reunião realizada nesta segunda-feira (9).
“Ficamos muito tristes com a situação dos funcionários. Tivemos uma reunião com o sindicato em relação aos funcionários. São pais de família que dependem do salário para levar alimento para casa. Uma das questões que o sindicato pediu foi para que fizéssemos uma intermediação com a nova empresa. Por isso estamos apresentando todos os maquinários e, ao mesmo tempo, está tendo a entrega de currículos para a empresa admitir novos trabalhadores, dando oportunidade aos trabalhadores da antiga empresa”, disse o prefeito, em entrevista coletiva nesta terça-feira (10). Além disso, o chefe do Executivo de Suzano disse que propôs, na reunião, o pagamento dos salários dos colaboradores.
“Despachamos, com a Justiça do Trabalho, e propomos, na reunião com o sindicato, o pagamento aos trabalhadores. Esse é o objetivo: pagar a folha dos trabalhadores. Depois, com o tempo, analisamos se existem outras pessoas que precisam ser pagas”, finalizou.
Na manhã desta segunda-feira (9), os funcionários da Renova Suzano fizeram um protesto nas ruas da cidade por conta dos salários atrasados. Eles tomaram as ruas centrais do município.
Por conta dos atrasos de salários, os colaboradores prometeram não voltar com o serviço até que a situação fosse resolvida por parte da empresa.
A coleta de lixo não foi feita na cidade entre quinta-feira passada (5) e a noite desta terça-feira (10), quando a força-tarefa com a nova empresa responsável pelo serviço foi iniciada.
Matéria atualizada às 20h45



Prefeito Pedro Ishi anunciou nova empresa - (Foto: Gabriel Lima/Secop Suzano )




