A unidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino de Suzano, localizada no Jardim Monte Cristo, ganhou uma nova sala de aula para crianças com faixa etária de 0 a 3 anos que fazem parte do projeto-piloto “Método de Intervenção Precoce Denver”. Na ação, é feita uma terapia comportamental que utiliza brincadeiras e atividades conjuntas para estimular o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais e de linguagem. Com a ampliação, o local chega a cinco salas e dez alunos com autismo acolhidos.
A expansão ocorreu devido ao resultado positivo alcançado pelo projeto ao longo de 2022 e tem como objetivo oferecer suporte para mais crianças que necessitam deste tipo de atendimento. A assistência tem duração de três horas diárias e ocorre de maneira individual para que cada criança seja trabalhada intensamente. A nova sala abrigará mais dois alunos, que serão atendidos nos períodos da manhã e tarde.
O atendimento é realizado para o público matriculado nas unidades da rede municipal, a partir de uma avaliação pelos profissionais da área da educação especial. Os pais e responsáveis também são orientados em reuniões frequentes e rodas de conversas a desenvolverem a manutenção do trabalho constante.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a inclusão educacional promove oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades comunicativas e sociais da criança autista. “A expansão deste espaço ajuda no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e responsável. Desta forma, é possível proporcionar aos pequenos condições dignas para o aprimoramento de suas potencialidades”, disse.