sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ah! Se eu soubesse...

30 janeiro 2024 - 05h00

Essa é uma frase típica das pessoas que se atiram na vida sem muito pensar nas consequências, sem buscar alternativas antes de tomar uma atitude, um rumo...
Muitas vezes por não buscarem conhecer o caminho que vão percorrer, das palavras que vão pronunciar, das atitudes que vão tomar, das decisões de vida acabam percebendo que o precipitar-se não é uma medida correta na maioria das vezes...
Pensar, analisar não significa não ter opinião, ser fraco, significa medir cada passo de nossa existência para que não haja arrependimento futuro.
E isso se enquadra para tudo em nossa vida... No diálogo com familiares, com amigos, no trabalho, até mesmo com desconhecidos, por vezes falamos demais, não imaginamos que podemos estar atingindo de maneira dura quem nos ouve e que pode estar enfrentando dificuldades e todo tipo que desconhecemos completamente.
Não há necessidade de sermos rudes em nossas palavras e atitudes, assim evitamos o arrependimento tardio, pois, as palavras tem força e não voltam lançadas elas circulam e ganham força e vão causando danos enquanto forem lembradas e divulgadas.
Desnecessário criticar, culpar e apontar o dedo para defeitos que não nos prejudicam, podemos observar e calar quando nenhum benefício vamos proporcionar com nossa objetividade nem sempre salutar.
O mesmo podemos dizer das atitudes que tomamos em nossa vida com a família que sempre recebe nossas mais pesadas criticas nossas mais severas observações, principalmente quando entendemos que sabemos mais, que temos mais capacidade ou que somos melhores.
Todos viemos ao mundo da mesma maneira, todos temos por obrigação o aperfeiçoamento em todos os campos que nos forem ofertados, se não o fizermos será de nossa responsabilidade individual a prestação de constas, ninguém irá dividir o fardo quando isso ocorrer, então não precisamos ouvir críticas e sim aconselhamentos amorosos, que nos indiquem o melhor caminho sem causar rancor ou mágoa.
Ao simplesmente julgar, apontar os defeitos ou tomar atitudes precipitadas podemos estar causando males irreparáveis para nós mesmos, atrapalhando nosso caminhar com a emissão de pensamentos negativos que nos são enviados por aqueles que se sentiram magoados e atingidos.
Nas atitudes que dizem respeito a nossa vida, nossa individualidade temos que sempre analisar todos os caminhos possíveis, para fazermos o percurso com serenidade, com a certeza de que estamos fazendo o melhor por nós e por aqueles que nos cercam, porque com o passar do tempo observaremos os resultados com otimismo e a satisfação da missão cumprida, sem pestanejar ou imaginar que talvez se tivéssemos que voltar faríamos tudo diferente.
Ah! Se eu soubesse cabe em diversas atitudes de vida... A visita que deixamos de fazer por causa da nossa falta de tempo e de repente não há mais possibilidade de fazer.
Daquela conversa mesmo que à distância que faria bem aos interlocutores, aqueceria o coração e certamente iria florescer e fortalecer nosso caminhar...
Ah! Se eu soubesse, se ainda tivesse tempo, são duras constatações que a vida nos mostra quando não há mais possibilidade de mudar, quando todas as oportunidades passaram por nós sem termos dado a devida atenção...
Então vamos usar de mais calma e ponderação na vida e nas atitudes que tomamos... Remorso é muito dolorido...