sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Comparando...

23 janeiro 2024 - 05h00

É bem interessante quando se observa com calma as fotos antigas de alguns lugares e compara com a imagem atual.
Nossas cidades nos fornecem inúmeras possibilidades de conferir essas situações, os grupos de amigos das páginas sociais muitas vezes colaboram para que possamos fazer essas comparações postando fotos antigas de casas, ruas, praças e estabelecimentos comerciais que foram se transformando com o tempo.
A modernidade para alguns se faz necessária, pois, as construções com o passar do tempo pedem manutenção e em alguns casos ocorrem reformas que mudam totalmente o visual...
Por vezes há necessidade de ser demolido o imóvel e dar espaço para um novo, mais moderno e muitas vezes com vários andares substituindo a residência térrea que ali existiu.
Essas reformas vão alterando o visual, ruas pacatas de residências térreas, com jardins exuberantes cheios de roseiras e trepadeiras que estavam sempre floridas dão lugar a nova construção na maioria das vezes sem nenhum atrativo, a entrada pouco recuada não permite a existência de um jardim, muitas vezes nem uma árvore cabe naquele espaço que foi deixado de recuo, prioridade é o espaço interno, ficando tudo com um aspecto reto que mistura asfalto e concreto.
Quando criança e mesmo na adolescência andava com calma pelas ruas observando os jardins um mais florido que o outro, a diversidade das plantas e o cuidado com cada uma delas valorizava a moradia.
As varandas com cadeiras de balanço também eram ornadas de vasos de plantas, por vezes víamos algumas pessoas sentadas confortavelmente nessas cadeiras em conversas tranquilas como se o tempo passasse mais devagar e sem tanta turbulência.
Agora raras são as ruas onde se pode observar casas simples e acolhedoras, que nos traz a memória o cheiro de café pela manhã, o cheiro agradável da comida sendo feita exalando para todo lado, se misturando com o perfume das flores e parecendo nos convidar para entrar e sentar à mesa para conversar enquanto aguardamos a refeição.
Tudo isso foi se modificando com o tempo, hoje vemos muitos restaurantes que servem comida por quilo, com os cheiros que se misturam tirando o prazer daquela alimentação caseira, feita com carinho e atenção.
O vai e vem de motociclistas carregando enormes bolsas nas costas mostra que agora temos pressa em nos alimentar e voltar as nossas obrigações, não há mais o prazer de apreciar a refeição com calma e acompanhada de boa conversa, onde trocávamos ideias, contávamos as novidades e éramos mais próximos uns dos outros.
O almoço solitário servido em marmitex, tirou o prazer da alimentação, o paladar se perde na mistura dos ingredientes e assim como as novas construções vamos nos tornando mais frios, preocupados com nossos afazeres e não mais com os sentimentos, com a observação do dia, das nuvens, das paisagens que antes eram maiores e agora estão espremidas entre paredes altas. Que tempo bom aquele em que a preocupação com o cotidiano era bem diferente da atual, onde havia mais tempo para a conversa, para o abraço, para o café sem celular, para o olhar distante onde arvores e flores coloriam o ambiente e alegravam a vida. Comparando percebemos que a vida mudou, nosso tempo escoa rapidamente, sem percebermos o caminhar do Sol durante o dia no céu e assim acreditamos que os dias se tornaram mais curtos e o tempo passa mais rápido...