domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Gestos de carinho e atenção

27 junho 2023 - 05h00

Apesar de vivermos em sociedade e normalmente estarmos rodeado de gente, muitos vivem em completa solidão interior...
O número de suicídios é grande, pessoas em tratamento de depressão ou com de pressão sem nem mesmo saber, pessoas que sorriem, mas, em seu intimo choram por problemas que não conseguem resolver e, muitas vezes estamos bem próximos e nem sequer percebemos...
Vivemos todos envolvidos em nosso cotidiano cheio de afazeres, com a vida virtual totalmente tomada por mensagens carinhosas, com flores, votos de felicidade, coraçõezinhos amorosos, entretanto, muitas vezes nos encontros pessoas o cumprimento é frio, sem nenhuma integração.
Recentemente tivemos notícia de uma mulher, sempre entregue aos seus afazeres profissionais que ocupava boa parte do seu dia que começava ao amanhecer e muitas vezes findava junto com o dia, sobrecarregada com o trabalho e a família ninguém a via se queixar do volume de trabalho ou de canseira.
Mantinha em seu rosto sempre um sorriso afável, a aparência disposta, cantarolava enquanto permanecia em seus afazeres profissionais na cozinha da sua residência.
Ajudava a família, ombreava com o esposo as despesas do lar para terem um pouco mais de conforto. Estava sempre pronta para ouvir os filhos quando estes a procuravam com alguma novidade interessante ou alguma dificuldade para resolver.
De nada se queixava, tudo com ela parecia correr bem e com tranquilidade, sua rotina em nada mudava, aparentava bom humor e sempre tinha uma boa palavra para os que a procuravam.
Repentinamente ela some e dias depois é encontrada morta... Tirou a própria vida, sem se queixar para ninguém, sem pedir ajuda, sem buscar apoio da família ou daqueles a quem servia com tanto acarinho e atenção.
Precisou chegar a esse ato extremo para a própria família descobrir que tinha problemas sérios, que não conseguiria resolver sozinha sem apoio, sem uma palavra de incentivo, sem ajuda...
E assim infelizmente muitos outros casos ocorrem diariamente que nem sequer chegam aos noticiários por serem fatos corriqueiros nesses novos tempos tão cheios de comunicação, de falas de bom dia, de benção, de alegria, de felicidade que nem sempre retratam a realidade de quem envia ou de quem recebe a mensagem...
Somos hoje muito mais individualistas, corremos atrás de realizar nossos sonhos, nossos objetivos, muitas vezes passando por cima de outras pessoas, sem nos preocupar com ética, respeito um pouco de atenção.
O importante é nos realizarmos, os outros não são nossa responsabilidade, nem mesmo aqueles que fazem parte do nosso núcleo familiar ou amigos que dizemos próximos e queridos.
Está faltando sensibilidade, aquele olho no olho que faz com que enxerguemos a tristeza ou a alegria na fisionomia do próximo, faltando o abraço que aconchega e fortalece vínculos e demonstra o amor que partilhamos... Precisamos tomar mais café com conversas, mais sensibilidade, mais estender de mãos e de demonstrar o carinho que sentimos e que estamos disponíveis de verdade, não só nas mensagens digitadas no celular, longe da realidade...