sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Promessas de políticos

04 novembro 2020 - 05h00
Os políticos que apresentam seus projetos de governo, sejam candidatos a prefeito ou vereador, em sua maioria se dizem defensores dos direitos dos idosos, das crianças, dos deficientes e dos animais, afinal sabem que essas ideias angariam votos facilmente.
Então cabe ao eleitor ficar atento e ler as letras miúdas das propostas que apresentam para não nos queixarmos se depois de eleitos nada fizerem em prol de nenhuma dessas categorias.
Alguns conhecemos de longa data e de muitas candidaturas, algumas bem sucedidas, que já os mantém há algum tempo nas câmaras como vereadores, usufruindo das mordomias, e das benesses que esse poder concede.
Outros estamos conhecendo agora, por meio das muitas páginas das redes sociais, por intermédio dos pedidos de amizade, que são inúmeros diariamente, que às vezes nos incomodam.
Entre os candidatos alguns nunca vimos, outros fazem parte do nosso rol de amizades e, ficamos por vezes em incômoda situação, quando nos inquirem sobre nosso voto.
Em todas as cidades de nossa região, vários são os candidatos à prefeitura e, grande parte deles traz como vice uma mulher, afinal é grande o incentivo para que as mulheres sejam candidatas.
Alguns tentam a reeleição e fica fácil saber se devemos votar ou não neles, basta verificarmos o que fizeram durante quatro anos de governo, se o que fizeram resultou em benefícios para a cidade e para a população do município, se a saúde está funcionando a contento, se existem escolas e creches suficientes e se não desviaram valores que deveriam ser investidos em obras e atividades necessárias ao desenvolvimento do município. 
O mesmo podemos fazer ao analisar as candidaturas de vereadores que tentam a reeleição, é muito simples verificar se apresentaram projetos objetivos e necessários, se cumpriram as promessas feitas durante a campanha passada e se não abusaram da possibilidade de empregar assessores.
São coisas simples e que com o uso da internet ficam ainda mais fáceis e acessíveis, evitando que desperdicemos nossos votos em pessoas que certamente não farão bom uso deles.
E voltando ao início, basta nos mantermos atentos também as manifestações públicas, as carreatas e passeatas que fazem seguidas por seus correligionários, para verificarmos se de fato são comprometidos com as causas como alegam, pois, é nesse momento que podemos constatar o verdadeiro comportamento dos candidatos, que usam e abusam dos buzinaços, das queima de fogos, do barulho ensurdecedor dos alto falantes e dos carros de som que os acompanham, e que resultam em estresse para aquelas pessoas de idade, para os doentes acamados ou não, para as crianças e adultos com deficiência e para os animais que muitas vezes desesperados com o barulho dos fogos, fogem de suas casas na tentativa de se esconder e se proteger dos sons absurdos que atingem e magoam seus ouvidos...
Certamente, qualquer um de nós pode fazer uma análise de como se comportará esse agora candidato, se porventura for eleito com o voto de cidadãos incautos.
Temos que nos preocupar e muito para quem direcionamos nossos votos, afinal caberá aos eleitos zelarem pelo dinheiro público, por sua aplicação e pelo progresso e cuidado com nossa cidade...