sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Dom Pedro Luiz e o Clero de Mogi na luta contra o Covid 19

25 setembro 2020 - 05h00
Dom Pedro Luiz, há 08 anos, completados no dia 19 de setembro, está à frente da Diocese de Mogi das Cruzes, mas não sei se foram mais difíceis os 08 anos de caminhada também desafiadora na Região do Alto Tietê ou os últimos seis meses à frente da pandemia. Tudo nos diz que os 180 dias de pastoreio, enfrentando o risco de contaminação pelo Coronavirus foram mais difíceis para o nosso Bispo, para todo o Clero de Mogi das Cruzes, para os fiéis e todo o povo.
Bispo, padres, familiares e paroquianos acompanharam com ânimo angustiado o perigo que correram dois padres após serem intubados e hoje, graças a Deus, já voltaram em suas casas e paróquias. Em quanto muitos se recuperavam, permanecia, porém, a angustia pelo triste aumento de mortos por causa do Covid 19.
Valiosa foi a dedicação dos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem em socorrer os contaminados, no entanto, mais valiosa foi a esperança de vencer a batalha após o tratamento hospitalar ou domiciliar e a esperança de não ser contabilizados entre os contaminados.
Dom Pedro Luiz, durante os 06 meses que já se passaram de quarentena, esteve em todos os municípios da Região do Alto Tietê, usando o escudo imprescindível da máscara ou do protetor facial e muita coragem para causar e criar por meio de celebrações gravadas o impacto místico, religioso e divino na alma das pessoas, assustadas pela disseminação do Coronavirus. Motivado pelo sentimento religioso e humano, Dom Pedro Luiz foi se locomovendo numa espécie de permanente peregrinação, carregando e distribuindo as dádivas divinas ao povo sedento de paz, de consolo e de bênçãos do Alto. 
A disposição e a aproximação para escutar as pessoas na Cúria, na Catedral de Sant´Ana, nas paroquias e nas periferias, colocaram o Bispo, os padres e tantos outros a serviço do próximo, na linha de frente no combate ao Coronavirus.
Se passaram 06 meses, abençoando o dia que vinha e agradecendo o dia que findava, acrescentando às experiências vividas ao longo dos anos, outras experiências desafiadoras, sempre com disposição criativa e inovativa.
Oito anos de pastoreio com mais de 100 padres, muitos Diáconos Permanentes e mais de 50 Irmãs, deixando a marca da sua simplicidade rural e sábia contribuição no processo de formação e amadurecimento vocacional dos seminaristas. 
Dom Pedro Luiz tem a sorte de morar num ambiente rodeado por uma área verdejante que emana o perfume das flores e das plantas, que deixam o ar mais limpo e melhor para respirar. Pode também olhar a natureza e descansar os seus olhos, cansados pelo desconforto da armação dos óculos em disputa com o elástico atrás das orelhas e pelo embaçamento das lentes. A pandemia foi dando voltas pelo mundo inteiro, se tornando conivente com o dia a dia das pessoas, levando-as do encanto de sonhos a serem realizados, ao espanto de serem contaminadas, tornando-as mais humildes e vulneráveis diante do mistério da vida e da morte.