sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Comemoração dos 50 anos de história dos Padres Missionários Irlandeses em Suzano

18 outubro 2018 - 23h59
Os Padres irlandeses chegaram ao Brasil em 1963, foram enviados pelo então Superior Geral Mons. Marcel Lefebvre, uma das personalidades católicas mais controversas do século XX. O trabalho pastoral em Suzano começou no final de 1968 com a saída dos Padres Oblatos, norte-americanos.
Pe. João Fitzpatrich foi o primeiro pároco irlandês da Matriz de São Sebastião coadjuvado pelos padres Paulo Moran, José O´Mahony, Daniel Moloney e Marcos Laughin.
O segundo pároco foi Pe. Hugo Prior, coadjuvado pelos padres Guilherme Bolger, Patrício Goughlan, Bernardo Murphy, Marcos Laughin e João Doyle.
O terceiro pároco foi Pe. Bernardo Murphy coadjuvado no início pelo Pe. Geraldo e logo em seguida pelo Pe. Lourenço.
Em 1992 Pe. Bernardo deixou a Matriz de São Sebastião e conseguiu realizar o Ano Sabático em Jerusalém. De volta ao Brasil assumiu as Paróquias de São Pedro e São Benedito em Cesar de Souza, coadjuvado pelo Pe. Lourenço.
Com a morte de Pe. Bernardo, o Pe. Eduardo que estava em São Paulo se responsabilizou pelas Obras de promoção humana iniciadas pelo Pe. Bernardo. No ano de 2011 deixou a Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em São Paulo e se transferiu para Suzano, se estabelecendo definitivamente na cidade para ajudar nas Paróquias: Bom Pastor, Mãe do Redentor e Matriz de São Sebastião.
A celebração comemorativa realizada no dia 15 de outubro, segunda feira passada na Matriz de São Sebastião foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz, que sempre cultivou uma grande admiração pelos Padres missionários irlandeses da Congregação do Espírito Santo. Pe. Eduardo era muito estimado e se deu muito bem com Dom Pedro Luiz, Bispo da Região Belém, seja na vivência dos ritos religiosos como na convivência fraterna.
A Diocese de Mogi das Cruzes se beneficiou várias vezes na formação dos grupos de jovens da Pastoral da Juventude, com a contribuição de Pe. Jorge Boran, que com seus confrades concelebrou na Santa Missa. Hoje ele é Superior do Sudoeste do Brasil e da União das Circunscrições da América Latina e continua a se dedicar à juventude do Brasil e dos países latino-americanos.
Queremos agradecer a presença do Exmo. Prefeito Sr. Rodrigo Ashiuchi que em nome de toda a Cidade de Suzano e juntamente ao Exmo. Bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini que representou toda a Diocese de Mogi das Cruzes, ofereceram uma placa de gratidão e de reconhecimento aos serviços prestados pelos Padres irlandeses ao logo de 50 anos em Suzano e em outras cidades da Diocese de Mogi das Cruzes.