quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Os amigos de ontem, de hoje e de sempre

21 julho 2017 - 06h00
O meu amigo Odair Fiamini, assinante do Diário de Suzano, me procurou pedindo que comentasse na matéria de hoje o Dia do Amigo. Iniciou a conversa comigo dizendo que a amizade faz parte da natureza humana das pessoas, que de uma maneira ou outra se encontram no decorrer da vida. Acrescentou que entre os tantos lugares onde as pessoas podem chegar a se conhecer, encontramos o ambiente de trabalho que permite aos operários de estreitar laços de companheirismo e amizade.
Me contou que nos anos 70 em Mogi das Cruzes havia a Empresa, a Lizardo Monteiro S/A especializada no ramo da "Venda de Automóveis, serviços e peças". Estava instalada na Av. Voluntário Fernando Pinheiro Franco, bem no coração de Mogi. Na década dos anos 80, a Empresa fechou as portas e dispensou os funcionários. No entanto, entre as inúmeras experiências vividas na Empresa no dia a dia, a mais bonita foi a amizade que nasceu entre os funcionários, que após 4 décadas ainda se reúnem ou para comemorar o aniversário de um deles ou para a confraternização natalina.
Os encontros suscitam muita emoção, alegria e companheirismo.
Odair lembra os nomes de seus amigos: Ângelo Zavanella, Darci Hamilton Ribeiro, Ivone Peinado, Teresa de Jesus Zavanella, Hilda Mendes de Sousa, Isaura Prado, Eunice de Moura e Sara Pineto Alonso.
Na Empresa, os serviços eram realizados num clima de serenidade. Todos unidos, no respeito e na ajuda reciproca. Havia entre os funcionários muita amizade e solidariedade. Todos tinham algo para aprender. Ninguém se considerava melhor ou superior ao outro. Vivemos, diz Odair, um tempo que continua vivo na nossa memória, um tempo que ficou gravado no coração de todos, um tempo que não morre nas nossas lembranças e nos nossos sonhos. Éramos uma família, maior daquela que tínhamos em casa. Odair conclui a sua conversa comigo dizendo que cada vez que acontecem os encontros se sente contagiado pelas boas recordações que cada um guarda dos amigos de trabalho, dos patrões e dirigentes da Empresa Lizardo Monteiro. Verdadeiros amigos, ontem, hoje e sempre.
Há muita união entre nós e muita saudade dos que já morreram.
Ao terminar a conversa com Odair me lembrei de um outro grupo de amigos que se reencontram para relembrar os anos vividos nos bancos da Escola Paroquial de São Sebastião na década dos anos 60. Tive a oportunidade de encontrar o grupo no ano retrasado, num Domingo durante o almoço de confraternização. Constatei a presença de M Cristina Veiga Cimminiello Marco Antônio Ongarelli, Terezinha Pansardi, Ana Teresa Grecco, Nelma de Ré, Paulo Roston, Inês Maria do Carmo Lima, Ana Rosa da Silva, Sulmara Rodrigues, Bernadete Fadul, Rosangela Fonseca Alves, Elenice Mondron, Elza Vergegnassi e Sonia Regina Moreira.
No trem da amizade, há muitos grupos de amigos que partilham uma bonita e duradoura amizade que enriquece a vida, se tornando um bem soberano, concreto e eficaz
Que a amizade entre os amigos de ontem e de hoje possa durar para sempre.