segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A Vida é Mulher

11 março 2023 - 05h00

As Mulheres são fundamentais. É do seu fundo que surgimos e aqui estamos. São vitais, não há como deixar de reconhecer.
Meu início como Poeta se deu por que constatei que as meninas gostavam de Poesia. Então, por que deixar de atendê-las? Sempre as vi como encanto. Que assim fosse para sempre.
Claro que sabemos, todos, que ainda não aprendemos a respeitar a Liberdade, nem a Igualdade, especialmente os homens fazem muito errado. E alguns números exibem o irracional diário contra as mulheres. Nem me passa pela cabeça tentar compreender e admitir.
Sei que nosso País não é exclusivo, mas mostramos um destaque nas negatividades. Ainda não temos uma representatividade significativa nem em nossa política, as mulheres ainda são minoria lá também. Nem entendo que as mulheres devam seguir imitando os exemplos masculinos, que em tantos e tantos casos são extremamente negativos.
Nas empresas estamos apenas iniciando um modesto reconhecimento da contribuição feminina. Mas as faixas salariais ainda se revelam precárias no lado das mulheres. Temos legislações surgindo em favor delas, vamos precisar de nos colocarmos atentos ainda para vermos como isso se constrói.
Trabalhei no Magistério onde as mulheres ainda são maioria, mas isso não exibia, nem exibe ainda, um exemplo de padrão a ser seguido. Estamos longe da qualidade necessária. Os salários aí são um dos piores do mundo. E não vemos generalizada a compreensão do necessário respeito devido, nem pelas autoridades nem pelo sociedade.
Como não falar dos variados aspectos da presença feminina na vida de todos nós? As nossas mães sempre nos serão um exemplo dominante. E alguns ainda se esquecem disso com atitudes até mesmo destruidoras. Se as nossas mães nos indicaram caminhos por que esquecer? Se sabemos que nos foram exibidos modos de nos colocarmos com o dever de seguir avante, por que recuarmos em modos tão nocivos? 
Se queremos ter uma parceira ao lado por que não entendermos que parceria significa igualdade, seja no dever, seja na liberdade?
Ainda temos de estabelecer ordens legais a serem obedecidas, às vezes pela força. Temos muito ainda a aprender. Mas para isso temos de nos colocarmos disponíveis, acessíveis. Não temos de nos colocarmos como seres inferiores que tem de se exibir com poder. Isso nada ergue de bom. O Respeito à Mulher não virá só por Lei, é preciso Educar, que é passar Cultura e Ciência, ter Políticas Públicas Sociais. 
Já escrevi que Mulher é Poesia, o que me envolve plenamente. Há mais de uns dez anos ao publicar meu livro “Aprendiz de Encantamento” já lançava minha homenagem à
“Mulher”
“minha senhora/ é como a poesia quer/ que lhe trate/ e peça um instante de atenção/ em agradecimento/ por ser o que importa/ pretendendo sempre melhorar ainda/ dar sem tirar/ ficando etérea e terrena/ sólida e líquida/ base humana forte e terna/ quem leva à luz da vida/ e a viver ensina”
Um dia haveremos de chegar! Juntos!