segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Água

25 março 2023 - 05h00

O outono acaba de se iniciar. Meteorologistas dizem que não será como o padrão. O mundo está mesmo mudando. Estamos nos preparando? 
A Água é um elemento muito importante na Vida. Especialmente a nossa, seres humanos. Lembremos alguma coisa.
O “Dia Mundial da Água” é comemorado em 22 de março, quando em 1992, foi instituído pela ONU propondo uma discussão maior sobre o tema. Na ocasião também foi publicada a Declaração Universal dos Direitos da Água, vejam seus dez artigos:
1- A água faz parte do patrimônio do planeta; 2 - A água é a seiva do nosso planeta; 3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; 4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores; 6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo; 7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada; 8 - A utilização da água implica respeito à lei; 9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social; 10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra."
A água, é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela regula a temperatura do nosso corpo. E também compõe o plasma sanguíneo que transporta substâncias como sais minerais e nutrientes em nós. Como também elimina os elementos tóxicos. Desde a nossa condição de feto. Por tudo isso o Pessoal da Saúde nos orienta a ingerir em torno de dois litros de água por dia.
Suzano já foi chamada de Guaió, em referência ao rio. Esse nome significa “rio que volta sobre si mesmo”, depois que bate no Tietê, inunda tudo. Suzano, faz anos, atende 100% do fornecimento de água das casas legalizadas. E só alcançou mais da metade do tratamento de esgotos. A Cidade está em 13º lugar entre todas do Brasil. Ainda falta muito, mas podemos melhorar. Temos muita gente que joga lixo nas ruas, bueiros, terrenos baldios, o que nos afeta a todos.
Falta mais e melhor Educação, sabemos bem. Por isso é extremamente lamentável que certos governantes, alegando querer “reduzir custos”, estão acabando com o Serviço Público, em especial com a Saúde e a Educação Públicas. Enquanto na Europa a sociedade cobra o aumento do Serviço Público.
Ainda assim, não perca a esperança! Sei das dificuldades. Sei que o uso da água é problema mundial, está aí a ONU a nos lembrar, mas sei que sempre podemos intervir em favor do Bem. 
Temos muito a fazer contra o aquecimento do planeta. É um trabalho que precisa ser organizado, em conjunto, nos dando as mãos. É urgente, também sei, porém é coisa realizável ao longo desses próximos anos.