segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

As Coisas Mudam

05 novembro 2022 - 05h00

Sei que as coisas mudam. Aprendi com o tempo. O tempo muda também. Nós mudamos igualmente. Mas por muito tempo quis entender de outro modo, como se pudesse ser diferente.
Acho que queria mudar o mundo. Mas com o escorrer dos anos e andando por tantos rios e tantas praias por aí, comecei a me dar conta de que a coisa não era bem daquele jeito que eu me propunha e como entendia. E fui vendo mesmo que as gentes também mudam muito suas roupas pelos dias. Por vezes temos de mudar no mesmo dia. Era uma temperatura pela manhã, outra foi a tarde e mesmo uma outra no correr da noite. E temos de nos adaptarmos ao que nos toca. Um calor ou um frio não nos muda só uma veste, tantas vezes nos altera até a postura, e como olhamos ao que se passa em nossa volta.
No meu caso fui, lento, bem lentamente, como acho que se vai aprendendo, começando a perceber que o mundo muda sobre a gente. mesmo que não se queira.
Um dia quis cursar Filosofia. Mas não segui adiante. E em vez de Filosofia acho que fiquei perto de Ideologia. Que é coisa mais simples e mais envolvente. Aquelas coisas que um grupo gosta, visões de mundo, que orientam tantos a práticas, ações até políticas e sociais. Claro, podemos com isso até sairmos na rua e gritar. Mas isso ainda é pouco, pude logo aperceber, felizmente, pois vi gente levando anos sem entender tudo. E Filosofia é mais, é busca de conhecimento, de fundamento, muito mais que opinião, amor pelo saber.
E isso pode nos dirigir a buscarmos um mundo melhor para os demais. É claro que não é coisa tão simples. Pra propormos algo melhor temos de nos melhorarmos a nós mesmo. Temos de buscar mudar toda a nossa base, como sentimos, como pensamos. Sem isso não dá para mudar postura, comportamento, conduta. Com isso também vamos buscar o Belo, a Beleza do do Universo, com o melhor dos seres humanos.
A Poesia me ajudou muito. Não apenas as palavras, mas o tanto que nos agrega de melhor. E temos de aprender. O caminho é longo. Mas por que não avançarmos?
Há uns anos escrevi um livro: “Aprendiz de Encantamento”. Tive o apoio de um amigo, grande profissional, o Fotógrafo Carlos Magno Rodrigues, a quem presto minhas homenagens (Abraço na Marcia!). E lhes trago aqui e agora uns versos:
“Encantamento”
1./ “quando circulo por entre sílabas/ tento sentir esse seu cheiro/ trazer aos meus olhos despidos/ a sensação de que construo/ o que me afaga os dedos//
2./ distraída quando me toma/ sei que de algum modo alço voo/ chego àquele canto sustenido/ errático qual o pássaro/ perfumado como a flor//
3./ quem voa sabe a quimera/ de se perder em meio às palavras/ como a se achar pelas nuvens/ e recolher essa louca melodia/ escondida por entre os tambores//
4./ talvez em tudo me engane/ erre então por tortos caminhos/ ao seu feitiço perca o chão”
Meus queridos leitores, a Poesia nos alarga a leitura do mundo, em especial quando seguimos em direção ao saber, ao construir o Bem. Oferecemos o melhor de nós para melhorar mais gente. Podemos. Demo-nos as mãos.