segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Coisas que nos Afetam

06 maio 2023 - 05h00

Esses dias um amigo me contava de quanto é afetado pelas fases da Lua. A Astrologia esclarece bem isso. Também já ouvi comentários sobre as influências também do Sol, mesmo sobre o Mar. Quando era garoto, na escola primária, os professores explicavam que a Lua trazia afeitos nas marés, mais altas ou mais baixas, de um tempo para outro. Morei então aquele meu tempo próximo a praia e via que a mar por vezes se aproximava do fim da praia, queria chegar na rua. Confirmava aquelas lições. Mas, aqui em São Paulo, já me contaram sobre como somos afetados pelo Trópico de Capricórnio, exatamente sobre nós. Nem pense em duvidar. Você reage sem mesmo saber. Com certeza, também sei que as pessoas, e suas leituras do mundo, nos influenciam muito, com alegrias com tristezas, com calor, com frieza, não estamos sozinhos. E isso nos afeta bem forte, como negar? E somos cheios de sensibilidades. Por isso espirramos, por vezes temos febre. Tantas coisas nem vemos, outras nos tomam a mente. Tem gente que não repassa o que sente, fica lá no seu campinho, esquisito, sem se mostrar. Esses também nos afetam, a nós mais sensíveis. Mas não vejo como coisa a se ficar reclamando. É parte da nossa vida estar disponível ao mundo que nos rodeia.
É bem por isso que tenhamos de dar uma certa atenção a nossa formação, nossa cultura, nossa educação. Somos isso tudo que exibimos, desde quando éramos bem pequenininhos. E tantas e tantas vezes nem ligamos para isso, nem nos importamos com o que repassamos, com o que transmitimos aos demais da nossa leitura do mundo. E, também, pouco atentamos para o que os outros nos repassam de suas visões. Porém, vejam só! ficamos surpresos com o tanto em que somos afetados pelo que ocorre por aí no mundo. Como nos surpreendermos com gente que usa de violência? Como com gente que usa o carinho? Muitos de nós ainda somos bem mais sensíveis, ainda nos chocamos com o tanto de discurso do ódio. E ainda nos espantamos com gente que repete esse discurso sem mesmo se sentir agressivo. Ah, que tanto desse mundo que anda por aí nos afeta forte e negativamente mesmo! Mas, ainda assim, me recuso a virar a cabeça. Preciso continuar tendo esperanças. As coisas vão melhorar. E vamos atuar nisso, maximamente positivo.
Faz pouco encontrei um poema de meu livro “Aprendiz de Encantamento”, lá no seu último capítulo “Retorna o Amanhecer”. O poema é:
“Claridade”
“tento me dizer o que ontem senti e hoje sei/ quando escapei no mormaço//
se disfarcei o meu peito/ já nem tento esconder uma certa emoção/ de algum jeito na fuga/ incólume não se sai//
mágoas e pragas/ deixaram marcas para sempre/ nos dedos das minhas mãos/
como pesos nos tornozelos//
não aprendi a desistir/ meu destino há de ser o caminhar/ mesmo que trôpego me dilua/ nessas tantas noites em que me lancei/ em encontros perdidos/ jamais deixados de buscar//
em meu olhar/ sempre restará a claridade/ fragmentada nas cores/ que tentam se erguer nos meus versos//
e sei/ olhar é um olhar e um olhar apenas”
Passei por umas tantas refregas na vida. Não só eu. Mas, desistir jamais. Vamos contribuir para o bem.