sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Fevereiro Chegando...

03 fevereiro 2024 - 05h00

O ano passado nos ocupou bem, bastante. E nos trouxe a sensação de que andava muito rápido. Tinha chuva e sol. A gente corria.
Este ano temos muito mais chuva e calor, como há uns dois anos, com aquele monte de tragédias. E, claro, a dengue chegou. As nossas cidades tem muita falta de infraestrutura adequada, necessária. E nós, na verdade, nem sabemos bem como cobrarmos as medidas necessárias. Isso também não é tratado nas escolas. As escolas não se encontram nem com as suas comunidades. Atuei nessa área, lá atrás no meu trabalho, e vi que funciona. Mas sei que contribui para a melhoria geral. Porém exige trabalho, especialmente em Equipe. Enfim, vale refletir.
Vamos ter de nos adequarmos ao novo ano que nos chegou. Passou o tanto do Verão janeirista, acabaram as férias escolares. Com isso o retorno à rotina vai assumindo seu espaço. E temos de ir nos preparando para a continuidade que vai assumindo nossas condições dia a dia, hora a hora.
E temos de voltar aos nossos planos. Não desista, companheiro. Tudo tem de ser planejado. Não apenas nossos custos, esses são imprescindíveis, claro. Nossa receita nem sempre permanece contínua. E, como negar?, Janeiro é bem carinho. E Fevereiro traz não só os custos escolares (que já tem gente dizendo que tudo duplicou!), muitos tem também os custos carnavalescos. Você se preparou? Qual o problema de fazer um orçamento doméstico? Tente isso. Só vai ajudar. Todos os meses sob controle. Suas despesas são as suas necessidades, por que então não tê-las sob controle? Coloque-as dentro da sua receita, dentro do que você consegue dispor m& ecirc;s a mês. Isso serve como fundamental tanto para o pessoal da ativa como para aposentados. E tente controlar mais os seus gastos.
Mas vamos lembrar também, muita gente direciona os meses de Fevereiro e Março com a necessária preocupação com a Saúde. Temos umas tantas consultas para iniciarmos o ano. Você tem um Médico Geriatra? Por que não? Depois de uma certa idade, temos de ter mais cuidados. E os seus pequenos? E o lado feminino e o lado masculino? Sabe se tem algum mal que exige cuidado permanente? Faz seus exames de sangue de tempos em tempos? É gente, precisamos atentar para nós mesmos como para os nossos próximos.
E por falar nisso, temos atentado para as atividades físicas? Sei o quanto é difícil, complicado mesmo. Durante a pandemia senti de fato a necessidade de mantermos alguma prática física. Precisei de um preparador profissional para me orientar. Agora ando buscando um pouco mais, sei das dificuldades para retomar o Yoga, como há muitos anos, em razão de alguns transtornos e limitações. Mas estou tentando refazer o caminho também das meditações. Sei que não é coisa simples, mas temos de acrescentar práticas as nossas vidas.
O Novo Ano já se estabeleceu. Vamos dando continuidade. Estamos no caminho. Leva o seu tempo. Com certeza, mas dá para desenvolver no correr das pegadas. Avante. Continuidade.