terça 30 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Junji Toyoda

10 dezembro 2022 - 05h00

Esta semana perdi um grande e querido amigo, o Junji Toyoda. Muitas pessoas na Cidade manifestaram esse mesmo sentimento. 
O Junji era um exemplo de pessoa e de profissional. Atuava muito forte na vida social e tinha seus sonhos fortalecidos e cheios de esperança por via de consequência.
O Junji Toyoda nasceu aqui mesmo em Suzano, em 8 de Novembro de 1948. Era filho do Sr. Yoshiro Toyoda e de Dona Toshi Toyoda. Seguindo seu projeto de vida formou-se em Odontologia na UNICAMP de Piracicaba, onde se formou em 1973. Aliás, é muito importante frisar, formou-se junto com sua amada esposa e parceira, Yasuko M. Toyoda, com quem atuava por muito anos na sua especialidade, sempre respeitados Suzano. Fui cliente dele a partir de 1977, quando voltei ao Brasil. 
Eles já eram reconhecidos. Junji deixa três filhos, a Daniela, a Fabiana e o Marcos (dois deles seguiram sua profissão), além de seis ne tos, os tão queridos Pedro, Pietra, Júlia, Mariah, Rafael e Letícia.
Junji foi atuante em outras áreas, como membro do Rotary Club. E se destacou durante a Governança do Dr. Mori, tornando-se o líder do Intercâmbio de Grupo de Estudos no Japão. Atuou bem na construção da sede do Rotary Club em Suzano, também como Presidente da Instituição.
Outra contribuição bastante significativa foi junto a Aceas Nikky Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano. Ali também com a Escola Cenibras - Centro Educacional NipoBrasileiro de Suzano, onde estive com ele umas tantas vezes, não apenas para curtir as lindas festas nipônicas. 
Ele montou uma biblioteca japonesa especial e cursos.
Mas ele pretendia ir mais longe, tinha um projeto, que não pode ser esquecido. Tinha uma visão firme de sustentabilidade e a Cenibras um dia se faria mesmo uma escola com essa base de fundação de uma entidade sustentável, conectada à Natureza. 
Seu hobby era mesmo pescar. E se encantava com pássaros e cuidar de plantas, em destaque as orquídeas. Mas sempre que podia gostava de se juntar a amigos para uma troca de baralhos. Era cheio de projetos, o que envolvia.
Sim, Junji Toyoda não estava bem de saúde, em tratamento, há uns dois anos de insuficiência renal, com sérias dificuldades de adaptação aos tratamentos, mas não resistiu, deixou-nos nos seus 74 anos de idade.
Recebi, da Familia Toyoda uma mensagem, muito pessoal, mas também muito especial que demonstra por seu simples e rico texto o quanto ele foi importante para todos, na sua união e formação. Repasso pedaço aqui: 
“Perda é parte da vida. Se precisávamos ser fortes para enfrentar contigo essa doença, será ainda mais doloroso enfrentar a vida sem seus conselhos e presença determinante. Na perda, tentamos encontrar forças e sermos resilientes, como nos ensinou. O consolo é que poderemos sempre lembrar de você em nossos corações e sentir alegria do que vivemos juntos.”
Junji nos deixa, mas fica em nós.