segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Nossa História Local

15 abril 2023 - 05h00

Estamos comemorando o aniversário de emancipação de Suzano, quando a nossa Cidade se tornou Município, em 2 de Abril, data da posse do primeiro Prefeito Abdo Rachid e dos Vereadores, presididos por Tadeu José de Moraes. O evento foi no Cine Suzano, onde mais tarde ficou a Padaria Soberana, na Praça João Pessoa. Como autor de uns dos poucos livros de História local, “Suzano Estrada Real” (1994), o primeiro concretamente publicado, “O Povo Mirambava” (1997) e “Retratos de Suzano” (2004), sempre apoiei a manifestação do estímulo histórico. Lutei para a obrigatoriedade do ensino de História Loca l nas escolas, coisa nunca realizada, ainda que exista Lei.
Como já disse antes: “Uma criança se identifica no seu mundo a partir de sua família, seus pais, irmãos, parentes, vizinhos, amiguinhos, coleguinhas, professores etc. Vai assumindo sua Cultura, a do seu grupo. A Educação se inicia em casa. Daí a importância também do ensino da História Local, com que podemos romper o surgimento dos vândalos, com a valorização dos pontos de respeito a serem preservados para continuidade daquela sociedade”.
Enfim, nada diferente, este ano apoiei a promoção do Jornal DIARIO DE SUZANO, na produção de um documentário “Suzano: 1949 – O que a História Conta?”. Um belo trabalho, lançado no dia 29 de Março, no Cine Teatro Wilma Bentivegna, em que pude colaborar.
O documentário é criação da Jornalista Ana Karina Talarico que fez toda o projeto. Ela é uma amiga querida, susanense de família tradicional, reconhecida e respeitada, bem principalmente em nossa Região do Alto Tietê pelo seu importante trabalho nesses últimos vinte anos. Especializada em Jornalismo Político (PUC-SP), já trabalhou no DS e na TV Diário, de Mogi das Cruzes por vários anos, onde aprofundou seus conhecimentos em produção de telerreportagens. Hoje ela e seu parceiro, Irineu Junior, dirigem a Agência de Comunicação Avante, que atua fortemente em assessoria de imprensa. Ela foi bem forte na construção do documentário, como responsável pelas entrevistas, pelo roteiro e edição de textos. A ideia do documentário saiu da direção do DS, com emprenho do competente Editor Chefe, Edgar Leite Elegancia, que lhe fez o convite.
Acostumada a trabalhar em Equipe, ela convidou dois amigos para a produção, o cinegrafista Samuel Cabedo, um jovem com muita experiência na área de filmagens, que ele adora, atuando por mais de uma década em fotografia e filmes. Mantém seus projetos de documentários, em especial sobre Suzano, mas também de longa-metragem. Ana Karina convidou também para a formatação, para a edição de imagens do documentário Vitor Petenusso, outro jovem, especializado em filmes de propaganda, com também mais de uma década de atuação, destacadamente na edição e roteiro de vídeos. Muitos parabéns! Belo trabalho!
Agradeço pelo empenho em favor da nossa Cidade, nesses seus 74 anos de Emancipação. A alegria será ainda maior se o documentário circular pelas escolas e empresas. Das crianças e jovens aos adultos e idosos. Nossa identidade. Orgulho.