segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O Verão nas Nossas Mãos

17 dezembro 2022 - 05h00

Mais uns dias e entramos no Verão. Este ano, com toda a bagunça, parece que andou mais rápido que de costume. As sensações são nossas. Logo vem as férias. Um tempo para nossa escapada. Quem puder vai sumir. Coisa boa. Mas, vale a pena um certo cuidado. Ainda há riscos. Em especial em época de relaxamento. em que a gente dá umas bobeadas.
A pandemia parecia ir embora. Mas, já nos alertaram que ela está bem aí a frente. E se não cuidarmos, tudo volta a nos atordoar. Tem a dengue. Já passamos uma boa refrega, não merecemos repetir. Sabemos nos cuidar. Mesmo com o tempo mais quente, no Verão.
Então, abra aquele sorriso. Olha o sol brilhante ali fora. A Luz que merecemos. Agradeçamos o que dispomos.
Pode ser mesmo que tenhamos umas chuvitas a mais, o que pode resfriar uns e outros. Gente, não é hora de parar os cuidados, nossos e dos nossos.
Mas sorria. Sim, de fato, o Verão está chegando sobre nós. Não é meia estação, aquela coisa de Primavera e Outono, mundo que existia quando eu era garoto, com temperaturas amenas, sem excessos. Sabemos todos que o tempo bagunçou. Nada mais segue a tradição. Então, vamos prestar atenção. Em especial, o nosso estado de São Paulo era um País da Calma, exatamente em cima do Trópico, tudo maneiro. Terra da Garoa. Não é mais assim.
Claro, não dá para ficar esperando para viver o nosso tempo. Ele está aí. O presente é presente, e já se exibe a nossa frente. Não é para viver o passado. Deixa ele quieto por lá. O passado nos deu sabedoria.
Nem vamos tentar o futuro, esse vai chegar no seu momento. Todos nós já ouvimos os que nos aconselham a nos organizarmos: “cuidado, pense no futuro!” O fato é que um ou outro tem lá as suas limitações.
Temos o privilégio de estarmos aqui e agora. Já ouvimos gente nos indicar que devemos viver o agora, em sua plenitude. Tantos nos dizendo, “gaste o que tem agora, quem saberá o que vem depois?” Já vimos muita gente economizando por toda a vida para uma situação no futuro. E tantos se vão sem nunca conseguir gastar o que acumularam. Então, vale usufruir parte do que dispomos. E agradecer, sempre.
Você é dos que planejam seus passos? O que se programou para este Verão? Só é mesmo preciso o seu cuidado no tempo que nos vem. As crianças já vão entrando em férias. E os avós? Eles ajudaram e ajudam. Como vamos fazer?
Temos escolhas, portanto. Cabe a nós fazermos as nossas seleções, as nossas responsabilidades. Cabe a nós assumirmos tudo o que fizermos.
O mundo anda adiante. Temos gente atrapalhada. Sempre aparecem. Mas temos o nosso tanto a assumir com nossas mãos.
Enfim, mostre o sorriso, o que temos mesmo é de fazermos o que, responsavelmente sintamos, saibamos, ser o melhor para nós e para os outros. Não vivemos sozinhos, o que fazemos afeta, de algum modo os demais. Usemos o nosso tempo, de dia e a noite, cientes de que queremos o melhor para todos.
Vamos, sorria, é Verão.