sexta 03 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 03/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Vamos Mais a Frente

04 março 2023 - 05h00

O Carnaval acabou, mesmo! Entramos na Quaresma. Logo chegamos à Primavera. E vamos seguindo, ninguém é de ferro, vamos nos adequando ou podemos melhorar?
Tivemos dois anos difíceis até aqui. A nossa geração nunca enfrentou nada parecido. O mal ainda anda por aí, mas acho que os brasileiros podem voltar a perder o negacionismo e enfrentar as coisas com vontade e força. Já fomos um País com altos índices de vacinação, para muitos e muitos males. Uma proteção preventiva. Podemos retomar e proteger das nossas crianças aos nossos idosos. Lembro com tristeza de amigos meus pegarem a Poliomielite. Depois controlamos com a vacina. E outras tantos males surgiram e pude ver meus filhos isentos desse custo. Não perderei a Esperança. Ela nos fortifica, sem dúvida.
Agora entramos mesmo no novo ano letivo. As Escolas abrem suas portas e suas atividades vão se desenvolver. Sei que está sendo complicado, estou afastado do Magistério, mas acompanho o que se passa, em especial na Rede Estadual. Acabaram com a carreira de Professores, não reajustam salários conforme a Legislação, mas conforme as decisões politicas, já faz mais de dez anos, um complicômetro. A falta de preparação adequada do pessoal provoca decadências imediatas na sequência dos resultados. Em conversa que tive com alguns grupos sei dos problemas também de Gestão. Não vai melhorar tão logo. Sou do tempo em que entendíamos a Educação como Investiment o, hoje uns tantos veem como Custo. Aprendi a refletir sobre o que posso fazer para não perder a Esperança. Não me vejo só. Continuarei tentando.
Tenho visto esta grande parcela de gente expondo Ideologias. Afirmam, não discutem. Isso também não é positivo, leva a radicalismos que não contribuem, só opõem as pessoas. Num País como o nosso é coisa complicada. Uns se consideram donos da verdade. Nem todos, aparentemente, sabem o que seja discutir Filosofia, com diálogos entre os grupos, entre as pessoas. O que levaria nós todos a tempos mais equilibrados, a menos choques. Não vou perder a Esperança, tento fazer a minha parte. Sei que tem mais gente com esse vislumbre.
Mudamos de Governo, ou de Governos. Uma linha na área Federal, outra na área Estadual, e as duas juntas em nossa Cidade. Por que desesperar? Nunca! A tragédia que se passa no nosso Litoral Norte demonstra que dá para dialogar em busca de uma boa atenção a nossa gente. Não vamos concordar com tudo em todas as linhas, em todos os tempos. Mas conversar faz bem. Vamos vivendo olhando para um tanto mais a frente. Esperança sempre nos orientando.
As chuvas de Verão vão continuar ainda mais um tanto. Mas vão diminuir a sua parte. É assim. 
Mudamos as coisas pelo mundo no nosso jeito de viver por aqui. Isso está bem evidente. Teremos de repensar o que fizemos, o que ainda fazemos. Mas podemos reduzir os efeitos uns tantos anos adiante. E quem sabe adequarmos mais e melhor o nosso mundo e nós. Por que perder a Esperança? Avante, Gente!