Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 17 de janeiro de 2019

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/01/2019
PMMC JANEIRO - MOGI CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE 2ª FASE
PMMC JANEIRO  - BRINCANDO NAS FÉRIAS 2019
MRV DEZEMBRO - 13º EM DOBRO

Cartunista fala de seus trabalhos em SP e região

24 OUT 2015 - 19h01

Com trabalhos conceituados junto a grandes exposições de futebol, colunas em revistas de alta circulação em São Paulo e parcerias com consagrados nomes, o caricaturista, ilustrador e chargista, Ricardo Soares, de 47 anos, tem realizado suas atividades em Suzano, onde mora há dois anos. Além das atividades diárias de caricaturismo, o cartunista tem planos de se dedicar a dar aulas voltadas a desenhos acadêmicos, caricaturas, quadrinhos, técnicas de desenho e finalização.

Com o início de sua inclinação pela arte aos 6 anos, o caricaturista contou que sua afinidade com o desenho foi crescendo durante a adolescência e que aos 18 anos já trabalhava na área. "Já tenho 29 anos de carreira. Comecei na escola, desenhando professores, colegas e familiares. Depois de mais velho estudei em oficinas e me aperfeiçoei", contou.

Soares participou da exposição sobre a Copa de 2010, "Bravo, Literatura e Futebol", publicada pela revista "Bravo!", da editora Abril, que reuniu caricaturas de escritores que escreveram crônicas sobre futebol. Entre os caricaturados pelo ilustrador estavam: Clarisse Lispector, Antônio de Alcântara Machado, Carlos Drummond Andrade e Luiz Fernando Veríssimo. Com esse trabalho, Soares recebeu o prêmio HQMix, o Oscar os quadrinhos e humor gráfico.

O cartunista também participou da produção do livro "Chico Anísio - É Mentira, Terta?", organizado pelo famoso cartunista brasileiro, Ziraldo, que reuniu personagens do ator Chico Anysio, todos acompanhados por caricaturas. "Fiz duas caricaturas para o livro, por convite da equipe que organizou a produção. Foi um trabalho muito bacana", contou.

Apesar de várias experiências, o ilustrador fala de dois trabalhos realizados durante sua carreira que foram mais especiais para ele. "Um deles foi um painel que fiz para uma loja em São Paulo, com vários artistas, como Renato Russo. Todos os desenhos foram feitos no digital. Eu também fui convidado para expor no Salão Internacional do Humor do Piauí, com caricaturas de músicos de Jazz. Foi muito bom! Meus desenhos ocuparam uma avenida de lá, todos com dois metros de altura", contou.

Especialista em desenhos feito a lápis e aquarela, o ilustrador também realiza desenhos e caricaturas digitais. "O desenho no computador é mais prático para o envio ao cliente, além de ter mais qualidade", contou. Tendo dado aulas diversas vezes para o Sesc, em São Paulo, Soares quer se dedicar a ministrar aulas. "Estou me dedicando a desenhos acadêmicos. Quero dar aulas de caricatura, quadrinhos, técnicas de desenho e finalização. Penso em abrir um atelier em Suzano".

Ricardo Soares também realiza caricaturas em eventos para empresas. Para entrar em contato com o profissional é possível acessar o site www.studioricardosoares.com.br, por e-mail no info@studioricardosoares.com.br ou por telefone no 9 8238-5912.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias