Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 27 de maio de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/05/2020
PMMC RETOMADA
DIARIO DE SUZANO SOLIDÁRIO

Danos às calçadas

29 FEV 2020 - 23h59
A quantidade de calçadas danificadas na região central de Suzano preocupa.
Há uma tentativa de trabalho para sanar os problemas apresentados.
Na semana passada, o DS divulgou reportagem mostrando que a Secretaria de Meio Ambiente deve coordenar um estudo para mapear a situação da arborização urbana, levando em conta quais espécies plantadas são adequadas para este ambiente e quais têm o potencial para causar danos ao pavimento ou à fiação.
Uma boa novidade. Um trabalho que deve garantir a manutenção da cidade.
Segundo a Prefeitura de Suzano, a grande maioria das árvores existentes no perímetro urbano foi plantada há muitas décadas, quando não havia tanta preocupação quanto ao impacto que algumas espécies poderiam causar. 
A reportagem do DS mostrou que em breve será iniciada a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, que será elaborado em parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Planejamento Urbano e Habitação.
A mobilidade é um dos fatores analisados e o ponto específico em frente ao Casarão das Artes será incluído neste estudo.
A Secretaria de Meio Ambiente, inclusive, estuda uma parceria com a EDP São Paulo, que tem aparelho específico para verificar a saúde interna da árvore e o cerceamento de raízes e recondicionamento de calçadas visando a mobilidade. Aspectos como problema do aquecimento urbanos e o microclima serão levados em conta, além de considerar alternativas além da simples de árvores, mas também propostas de áreas mais permeáveis e a implantação de "jardins de chuva" para auxiliar na drenagem, por exemplo. 
É importante que se criem alternativas para garantir a manutenção dos bairros e que a população, por outro lado, também se conscientize da importância de contribuir com a preservação.
As reclamações sobre o número de calçadas danificadas têm aparecido à medida em que existe falta de manutenção na cidade.
Um trabalho com planejamento, projetado para garantir a melhoria, é, sem dúvida, importante.
As calçadas em boas condições podem evitar, entre outras coisas, acidentes e garantir o acesso importante aos pedestres que utilizam o espaço público.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias