O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou ontem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. A publicação é importante porque mostra quais escolas precisam melhorar o desempenho, já que o Enem se tornou uma importante “porta de entrada” para a faculdade. Em Suzano, por exemplo, das 16 unidades de ensino avaliadas pelo Enem, dez são particulares e seis são públicas. Os dois melhores desempenhos foram de instituições privadas. A melhor unidade do Estado foi a Escola Técnica Estadual (Etec), com nota 580,6. Na região, das dez melhores escolas, cinco das que tiveram melhor desempenho estão em Mogi das Cruzes. Um dos requisitos utilizados para a divulgação da nota foi a de que a escola tenha pelo menos dez estudantes e que pelo menos 50% de todos os alunos tenham participado do Enem. Para ter a nota divulgada, é exigido que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem em 2014 e que no mínimo 50% de todos os estudantes tenham feito o exame. Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular. Desses, foram levados em conta os alunos que fizeram as quatro provas objetivas e a prova de redação, desde que não tenham tirado nota zero nas provas objetivas. Caso o gestor discorde do resultado da sua escola, pode apresentar recurso no prazo de até dez dias a partir da divulgação das notas preliminares. Os resultados finais são divulgados somente após a análise dos recursos. A principal importância destas notas é que as escolas, e até mesmo o Ministério da Educação, podem nortear as ações que serão realizadas nos próximos anos para os alunos do Ensino Médio. Outro importante quesito é que o levantamento traz o nível social dos alunos de cada unidade e quantos estudantes que tem por sala de aula. Em alguns casos, estes fatores podem ser determinantes para o desempenho dos alunos. Prova disso, é de que na maior parte das cidades, as escolas particulares tiveram a primeira colocação.