O Rodoanel Mário Covas (SP-21), também conhecido como Rodoanel Metropolitano de São Paulo ou simplesmente Rodoanel, é uma autoestrada de aproximadamente 180 quilômetros, duas pistas e seis faixas de rodagem que está sendo construída em torno do centro da Região Metropolitana de São Paulo, com a finalidade de aliviar o intenso tráfego de caminhões oriundos do interior do Estado e das diversas regiões do País e que hoje cruzam as duas vias urbanas marginais da cidade (Pinheiros e Tietê), que provoca uma grave situação de congestionamento urbano. É, sem dúvida, a rodovia que mais beneficia o Alto Tietê, sobretudo Suzano. O problema é que muitas obras de acesso ficaram à deriva, precisando serem construídas ou terminadas. Ontem, uma boa notícia para Suzano. O Trecho Leste terá uma interligação para a Estrada dos Fernandes, em Suzano. A execução de um complexo vário que contempla a obra foi autorizada ontem. Com investimento de R$ 160 milhões, a obra foi incluída no projeto para atender a reivindicação de prefeituras da região. A importância da nova alça de acesso na Estrada dos Fernandes é de que pode trazer grandes benefícios para Suzano. Primeiro vai garantir mais agilidade da cidade até outras regiões do Estado. Para quem chega de São Paulo, sentido Suzano, terá mais uma possibilidade de chegar ao litoral. No sentido contrário, quem sai de Santos, chegará em São Paulo mais rapidamente. A mobilidade urbana sempre é caracterizada por um sistema de transportes complexo, composto de diversas variáveis e subsistemas. Diariamente, movimentam-se indivíduos dos municípios que formam a Região Metropolitana de São Paulo, de forma que a questão da mobilidade nestas cidades englobam necessariamente a escala metropolitana e regional. É importante a convergência de diversas rodovias estaduais e federais, com outros destinos que não a cidade. Por tudo isso, a notícia que vem do governo estadual é, sem dúvida, importante. Vai garantir mais acessibilidade e, por tabela, mais desenvolvimento para as cidades da região.