sábado 13 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Poá inicia diagnóstico para regularizar 180 imóveis na Vila São Francisco

Ação da Prefeitura visa agilizar a emissão das matrículas e garantir segurança jurídica para os moradores

18 julho 2025 - 22h00Por de Poá

A Prefeitura de Poá, por meio das Secretarias Municipal de Habitação e de Assistência e Desenvolvimento Social, deu início ao diagnóstico social dos moradores da Vila São Francisco inscritos no Programa de Regularização Fundiária do município. A medida, que não tem qualquer custo para os participantes, é um passo essencial para a emissão de 180 matrículas de imóveis, beneficiando diretamente famílias que há anos aguardam pela legalização de suas propriedades.

A ação teve início nesta semana e contou com a presença dos secretários de Habitação, Marcos Dias, e da Assistência e Desenvolvimento Social, Wellington Alves Teixeira. Durante a visita, as equipes técnicas iniciaram a coleta de documentos pessoais e comprovações de tempo de residência dos moradores cadastrados. 

O objetivo é reunir todas as informações necessárias para dar andamento ao processo legal de titularidade dos imóveis. “Assim como todo o processo de regularização, esta ação é gratuita e visa exclusivamente verificar os documentos pessoais dos moradores e documentação que comprove o tempo de residência naquele endereço”, destacou o secretário de Habitação. 

Segundo ele, o diagnóstico social é uma das etapas fundamentais do processo de regularização fundiária. Com essa ação, a Prefeitura consegue mapear a situação de cada imóvel, identificar possíveis pendências documentais e garantir que os beneficiários atendam aos critérios exigidos pela legislação vigente. A partir desse levantamento, será possível emitir as matrículas definitivas dos imóveis, assegurando o direito de propriedade aos moradores.

Além dos avanços na regularização fundiária da Vila São Francisco, a Prefeitura também iniciou, em fevereiro desse ano, a implantação do sistema de abastecimento de água no bairro. Em parceria com a Sabesp, estão sendo instaladas 700 novas ligações domiciliares, que beneficiam mais de 4 mil moradores.