domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Wi-fi gratuito é disponível em 280 locais e 302 veículos públicos

Municípios que ainda não possuem conexão sem fio afirmam estudar a possibilidade e meios para aplicá-la

15 junho 2025 - 05h00Por Yasmin Torres - da Região
As cidades do Alto Tietê disponibilizam, ao todo, mais de 280 locais e 302 veículos públicos com wi-fi. Com o objetivo de oferecer a internet gratuita para seus cidadãos, os municípios que ainda não contam com a rede sem fio estudam meios de incluí-la. Para algumas cidades, esse recurso já é antigo, desde 2022, mas para outras é bem recente.
 
Em Suzano, o wi-fi não é disponibilizado nos ônibus, porém há mais de 200 locais espalhados pela cidade com conexão sem fio. A Prefeitura informa que oferece o serviço não só em locais públicos, como a Praça João Pessoa e a Praça dos Expedicionários, mas também em todos os próprios municipais e em diversos outros órgãos estaduais e federais de atendimento à população, como Corpo de Bombeiros, delegacias de polícia, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Médico Legal (IML), Tiro de Guerra de Suzano, entre outros.
 
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que a cidade conta com wi-fi em toda sua frota de 211 ônibus. Além disso, a conexão sem fio também funciona em 13 locais do município, sendo eles o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, Centro Integrado de Cidadania (CIC) Jundiapeba, Incubadora Social de Jundiapeba, Largo do Rosário (Praça da Marisa), Mogifácil Biritiba Ussu, Mogifácil Braz Cubas, Parque Botyra Camorim Gatti, Praça Coronel Benedito de Almeida (Praça da Matriz), Prédio Sede Prefeitura, Posto de Informações Turísticas no Parque Centenário, Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Terminal Estudantes e no Pronto atendimento infantil Vagalume.
 
Munícipes podem se conectar por meio de dispositivo à rede
 
Outras cidades da região divulgaram o trabalho de acesso à rede. Itaquaquecetuba possui, por exemplo, mais de 60 equipamentos municipais de atendimento público com wifi gratuito, mas os ônibus ainda estão sem conexão sem fio. Para acessar a internet, os munícipes podem conectar o dispositivo à rede “PMI – Livre”. Outros locais como praças e áreas de lazer estão em fase de estudo para implantação de pontos de acesso.
 
Guararema tem o programa Wi-fi na Praça, através dele 6 locais contam com conexão sem fio para todos. Os lugares são: Vila de Luís Carlos, Recanto do Américo (Pau D’Alho), Parque de Lazer Prof.ª Deoclésia de Almeida Mello, Parque Municipal da Pedra Montada, Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino e Freguesia da Escada. Além disso, com o início do Programa Guararema Sem Pagar, em 1º de janeiro deste ano, a frota de ônibus foi ampliada de 19 para 38 veículos, sendo 21 veículos zero quilômetro, equipados com Wi-Fi e carregadores USB.
 
A Administração de Ferraz de Vasconcelos informa que os ônibus da cidade contam com sistema de wifi gratuito desde 2022. Já em relação aos locais públicos, apenas 1 local foi citado, a Praça da Bíblia. A conexão funciona de forma experimental para a perspectiva de abrir em novas regiões da cidade no futuro. 
 
Arujá também possui sua frota de 22 ônibus com wi-fi disponível desde 2023. Adicionalmente, a cidade também conta com pontos de conexão sem fio livre em praças e prédios públicos.
 
A cidade de Poá informa que não disponibiliza wifi nem em locais públicos nem em ônibus municipais atualmente. No entanto, a Prefeitura destaca que estudos neste sentido estão sendo realizados por equipes técnicas da administração municipal.

Deixe seu Comentário

Leia Também