sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Meio Ambiente

Guarda Ambiental de Itaquá resgata sagui-de-tufo-branco

Animal, um filhote, estava ferido e foi encaminhado ao Parque Ecológico do Tietê

30 julho 2021 - 15h08Por de Itaquá

A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba resgatou um macaco de tufo-branco, nesta quinta-feira (29). A ocorrência aconteceu após denúncia pelo 153, na Estrada do Corredor. O animal, um filhote, estava ferido e foi encaminhado ao Parque Ecológico do Tietê, para ser examinado e cuidado pelos biólogos do Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (Cras-Pet). Há suspeita de traumas neurológicos por conta de uma descarga elétrica.

Após a avaliação realizada por especialistas, o animal é devolvido para a natureza, ou em casos onde não há viabilidade, o mesmo permanece sob cuidados destes profissionais. O sagui-de-tufo-branco é originário do Nordeste do Brasil, introduzido ilegalmente em São Paulo por meio do contrabando de animais silvestres. Territorialmente compete com o Sagui-de-tufos-pretos, mais conhecido como mico-estrela, nativo do Estado de São Paulo.

Ainda, nesta quinta-feira, a equipe da Defesa Civil resgatou um gato que estava em cima de uma árvore de aproximadamente 20 metros de altura. Por perigos causados pela fiação da rede elétrica, a equipe foi até o local e resgatou o animal, devolvendo-o ao dono.

O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica que ambas as situações exigem cautela e devem acionar especialistas. “A Guarda Ambiental deve ser acionada quando qualquer animal silvestre for avistado em perigo. Temos uma equipe especializada para fazer a retirada e encaminhar ao local adequado. Já em ações como o resgate de animais, existe o perigo de queda e ainda, de redes elétricas”.

Em casos de resgate de animais ou denúncias, podem ser feitas pelo número da Força Azul, via 153 ou por meio da Ouvidoria (11) 4753-1108. Já a Defesa Civil, o número é 199.