quinta 16 de abril de 2026Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2026
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Educação

Centros de Estudos de Línguas do Alto Tietê estão com inscrições abertas para novas turmas

Podem concorrer às vagas estudantes matriculados na rede estadual a partir do 7º ano do Fundamental; cursos são semestrais e aulas oferecidas no contraturno

08 novembro 2017 - 15h44Por da Região

Os estudantes da rede estadual do Alto Tietê interessados em aprender um novo idioma em 2018, já podem fazer a matrícula no Centro de Estudo de Línguas (CEL) mais próximo – veja lista abaixo. Em Suzano, o interessado pode ir até a Escola Estadual Professor Raul Brasil, localizada na Rua Otávio miguel da Silva, 52, no Parque Suzano. São mais de 200 unidades no Estado com cursos gratuitos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. As ofertas de aulas/idiomas variam de acordo com a região e o nível.

O cadastro é presencial e alunos menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais. Os cursos são organizados em seis semestres (ou 3 anos), com aulas quatro vezes por semana no contraturno do horário regular e abertos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A única exceção é o de inglês, cuja carga é anual e para o Ensino Médio.

O plano de estudo dos CELs tem foco na conversação em situações do cotidiano e mercado de trabalho. O rendimento é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Outra vantagem: além do certificado, as notas e a carga horária são incluídas no histórico escolar e podem ajudar para comprovação de proficiência.

On-line e a distância

A Secretaria da Educação do Estado também oferece cursos de línguas on-line e a distância. Inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais) são as opções para alunos do Ensino Médio regular e Jovens e Adultos (EJA). Não é preciso fazer matrícula antecipada. Basta informar o número do RA – registro do aluno no endereço.

Município

Unidade

Ferraz de Vasconcelos

E.E. PROFA. IGNES CORREA ALLEN

Ferraz de Vasconcelos

E.E. ZÉLIA GATTAI AMADO

Mogi das Cruzes

E.E.  FRANCISCO FERREIRA LOPES

Mogi das Cruzes

E.E. PROF.  FIRMINO LADEIRA

Suzano

E.E. PROF. RAUL BRASIL