sábado 15 de junho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/06/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Com Tietê cheio, técnicos monitoram nível dos lagos do Parque Centenário em Mogi

Durante todo o mês de fevereiro deste ano, choveu 356 milímetros em Mogi das Cruzes

01 março 2019 - 15h23Por de Mogi

Com as chuvas intensas de fevereiro, o nível do rio Tietê aumentou e provocou reflexos no Parque Centenário. Os lagos do parque possuem comportas de ligação com o rio e ficaram mais cheios por conta da água vinda do Tietê. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente monitora a situação, com o apoio do professor Alexandre Hilsdorf, do Núcleo Integrado de Biotecnologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e membro do Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comoma).

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que as águas do Tietê e dos lagos possuem temperaturas diferentes, o que pode afetar os peixes que vivem no Parque Centenário. Os lagos estão cheios e os técnicos da secretaria acompanham o nível diariamente, assim como a situação dos peixes. Durante todo o mês de fevereiro deste ano, choveu 356 milímetros em Mogi das Cruzes, dez mezes mais do que o volume registrado no ano passado, quando choveu 33 milímetros.

“Além disso, também choveu muito na cabeceira do Tietê, o que elevou o volume do rio e das represas do Sistema Alto Tietê. Apesar disso, nós não fomos avisados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) sobre o aumento da vazão das represas, o que acarretou esse reflexo no rio Tietê e consequentemente no Parque Centenário”, explicou.

O secretário vai ao Centenário diariamente e informou que nesta sexta-feira (1º) o rio subiu novamente, com a água chegando até a trilha localizada no fundo do parque. “Temos um protocolo de atuação definido para situações como esta, que inclui isolar as áreas afetadas, informando os frequentadores, o que já aconteceu. Além disso, a Guarda Municipal está presente no parque todos os dias e contribui para orientar as pessoas, zelando pela segurança do público de uma forma geral”, completou.

Deixe seu Comentário

Leia Também