Se em 2023 você pagou mais tributos do que deveria, pode ser que receba a restituição do Imposto de Renda diretamente em sua conta bancária.
A restituição corresponde à devolução do IR pago em excesso pelos contribuintes ou retido indevidamente pelo Fisco.
Segundo contadores da região, consultados pelo DS, a prioridade ao receber o valor é quitar dívidas em aberto. Confira abaixo as orientações.
RESTITUIÇÃO
Neste ano o prazo para enviar a declaração IR se encerrou no dia 31 de maio, data em que foi pago o primeiro lote das restituições.
Os primeiros declarantes têm prioridade em receber o pagamento nos primeiros lotes.
Calendário de restituição do Imposto de Renda: 1º Lote: 31 de maio; 2º Lote: 28 de junho; 3º Lote: 31 de julho; 4º Lote: 30 de agosto e 5º Lote: 30 de setembro.
A restituição pode contribuir de diferentes maneiras em um planejamento financeiro.
Clayton Schnepper, educador financeiro e fundador da Nortear Educação Financeira Consultoria e Treinamentos, orienta a priorizar o pagamento de dívidas, seja total ou parcial.
“Não existe aproveitamento eficaz das finanças se tiver muitas dívidas e não conseguir pagar as contas básicas. Importante sempre manter o monitoramento das contas, se estiver inadimplente procure juntar o valor e quitar o pagamento à vista que terá descontos”, ressalta.
Para investir ou aplicar em poupanças, o especialista orienta apenas se tiver com orçamento em dia.
Outra sugestão é fazer uma reserva financeira.
“Quem quer começar investir pode fazer com liquidez rápida, fica disponível sem perdas caso resgate antes do planejado”, explica.
Segundo o proprietário do Guto Talarico Contabilidade, Jorge Augusto Talarico, o Guto, a prioridade sempre é a quitação de dívidas. Mas ele ressalta que têm até dezembro para o valor ser pago.
“O importante é priorizar as contas de consumo e depois o restante. Até receber a restituição procure medida para sair do vermelho”, contou.