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Transporte

CPTM confirma extensão da Linha 11-Coral até Palmeiras-Barra Funda

Companhia afirma que já existe uma via férrea entre as estações Calmon Viana, Luz e Palmeiras-Barra Funda

Por Lucas Lima - de Suzano16 ABR 2021 - 12h38
CPTM confirma extensão da Linha 11-Coral até Palmeiras-Barra FundaFoto: Regiane Bento/DS

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)  confirmou a extensão da Linha 11-Coral, que atende a região, até a estação Palmeiras-Barra Funda. Nesta quinta-feira (15), a companhia informou que vai contratar uma empresa para supervisionar a obra do Expresso Aeroporto até a Barra Funda, que contempla a extensão operacional. A CPTM afirmou que já existe uma via férrea entre as estações Calmon Viana - onde começa atualmente a Linha 13-Jade, Luz - de onde partem os trens do Expresso Aeroporto - e Barra Funda.

Em nota, a CPTM disse que vai contratar empresa para supervisionar obras civis que vão levar Expresso Aeroporto até a Estação Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista. A licitação para a contratação de empresa de engenharia especializada está marcada para o dia 26 de junho, às 10 horas, conforme publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (15) e e o edital está disponível no site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br) e www.imprensaoficial.com.br .

 

Nesta semana ocorreu a sessão pública da licitação para contratação de uma empresa de engenharia que irá fazer projeto executivo, fornecimento e implantação de sistemas nessa extensão da Linha 13. A proposta com menor valor, critério para definir a licitação, foi de R$ 158 milhões. O processo está agora em fase de julgamento da documentação de habilitação jurídica, técnica e financeira.
 
Segundo a CPTM, já existe uma via férrea entre as estações Calmon Viana, Luz  e Barra Funda. Para que a linha que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos chegue a Barra Funda, contudo, é preciso construir um sistema de rede aérea de energia e sinalização, entre outras medidas. “O principal objetivo de levar a Linha 13 até a Barra Funda é desafogar a Estação Luz, distribuindo melhor o fluxo de passageiros, além claro, de levar o serviço até mais uma importante estação do sistema metroferroviário”, diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
 
A futura extensão operacional também contemplará os trens que circulam na Linha 11-Coral que, atualmente, atendem os usuários até a estação Luz. “Entre as necessidades operacionais de expansão das linhas da CPTM estão o aumento do número de trens em circulação e da capacidade de suprimento de energia de tração, a modernização e adequação da rede aérea e via permanente e a modernização do sistema de sinalização para atender a demanda crescente de usuários”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

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