sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Ferraz cria 'caixa de remédios' para auxiliar pacientes

Objetivo é auxiliar pessoas idosas, com baixa visão, analfabetismo ou que vivem sozinhos a seguir horários

24 setembro 2021 - 14h14Por de Ferraz

Pensando em ajudar os pacientes a conseguir tomar corretamente os medicamentos, duas profissionais do setor de Farmácia da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos criaram caixas personalizadas que ajudam com tabelas e imagens de maneira lúdica. O objetivo é auxiliar pessoas idosas, com baixa visão, analfabetismo ou que vivem sozinhos a seguir horários, quantidade e dias.

A farmacêutica Marília Agra Cogonesi, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Nham, da Cidade Kemel, identificou a necessidade de auxiliar os pacientes que vinham retirar os medicamentos. Ela conta que ao fazer as visitas na casa dos moradores com a equipe de saúde chegou a identificar remédios vencidos ou que não eram tomados da maneira certa. Foi então que ela teve a ideia encapar a caixa - que vem o próprio medicamento - e identificar os remédios com adesivos coloridos e uma tabela com a divisão de manhã, tarde e noite.

A partir dessa ideia a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Susana Borchesteines, incrementou as informações e passou a ser oferecida a “caixa” para os pacientes nessas condições.

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, elogiou a iniciativa da equipe e disse que a ação será levada aos demais postos da rede. “O medicamento tem que ser tomado no horário certo porque ele tem um tempo de eficácia. Principalmente para as doenças crônicas é preciso respeitar essas indicações. O maior problema dos casos de descompensação cardíaca ocorre pelo mau uso do medicamento”, disse o secretário.

Já foram produzidas e entregues 4 caixas de remédios como e outras estão já feitas e serão oferecidas para os pacientes que apresentam as dificuldades já citadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também