sábado 13 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Ferraz terá aumento do efetivo da GCM e novas câmeras em 2024

Secretária Daniele Cristina Oliveira de Freitas concedeu entrevista ao DS nesta semana e comentou sobre segurança

27 janeiro 2024 - 13h00Por Fernando
Ferraz de Vasconcelos terá um aumento no efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e das câmeras de monitoramento em 2024. A informação foi dada pela secretária de Segurança Urbana e Defesa Civil da cidade, Daniele Cristina Oliveira de Freitas, que participou do DS Entrevista na tarde desta segunda-feira (22).
 
De acordo com Daniele, a Prefeitura de Ferraz vem trabalhando há anos para diminuir a defasagem no quadro da GCM. “Há dez anos a GCM não tem um concurso público, o que deixou os quadros defasados”. Ela explica que na última sexta-feira (19) foram formados 17 guardas municipais e outros 25 serão chamados em breve. “Temos um concurso válido até julho de 2024 e já fomos autorizados pela Secretaria da Fazenda a convocar mais 25 GCMs. A ideia é chegar próximo dos 110 GCMs ainda neste ano”.
 
Com a formação dos 17 guardas na sexta, atualmente a cidade tem 88 GCMs e para chegar a 110 necessita da formação de 22 dos 25 que serão convocados. “A gente já conta com a desistência de alguns chamados, porque às vezes chega lá e não gosta, não é o que quer para a vida, então a gente já conta com alguns desistentes”.
 
Em relação às câmeras de monitoramento, a secretária contou que a cidade conta, atualmente, com 100 câmeras de segurança e a ideia é dobrar esse número ainda em 2024. “Tivemos a licitação no último dia 17 e tenho certeza que vamos fazer um excelente trabalho, que já é muito bom. A cidade já é cercada digitalmente e vamos complementar. Vamos investir mais nas câmeras próximas das escolas municipais”. Ela afirma que as câmeras serão instaladas “por todos os bairros” e não apenas no centro de Ferraz.
 
Além dos dois aumentos, a secretária expôs outros projetos principais para 2024: a aquisição de novas viaturas para GCM e Defesa Civil; e a contratação de uma empresa de monitoramento por parte da Defesa Civil para ver áreas de risco da cidade. “Temos cinco áreas de risco atualmente, com as principais na Vila Cristina e Vila São Paulo. Precisamos monitorar melhor, medir a questão de chuva e água acumuladas no solo com pluviômetros”, explica.
 
Como balanço da gestão, Daniele afirmou que a cidade diminuiu quase todos os índices criminais nos últimos meses, com exceção de estupro e estupro de vulnerável, que “são crimes difíceis de combater”. “Diminuímos homicídio, roubo e furto, roubo e furto de veículos, roubo a banco e cargas roubadas. Estupro e estupro de vulnerável foram os únicos que infelizmente tiveram aumento e são uma preocupação nossa. É um delito de difícil controle pois acontece dentro do lar, de portas fechadas, e geralmente de parente próximo, então às vezes fica delimitado naquele lar”, conta.
 
A secretária acredita que o número de estupros sempre foi o atual, mas não eram notificados. “É difícil o combate ao estupro, mas agora está sendo mais notificado pelo maior acesso à informação. Creio que sempre aconteceram os números que estamos vendo hoje, mas eram subnotificados, as pessoas tinham vergonha de falar”.
 
Secretária também enaltece trabalhos realizados pelo Conselho de Segurança
 
Daniele comentou sobre o trabalho do Conselho de Segurança (Conseg) de Ferraz de Vasconcelos, exaltando a importância do conselho. “Toda última quinta-feira do mês o Conseg se reúne. É a primeira célula de aproximação comunitária com os membros de segurança pública que existe.
 
O Comandante de Companhia, o Delegado Titular da Polícia Civil, os GCMs e eu participamos ativamente do Conseg para ouvir as demandas da população. Muitas vezes as pessoas trazem informações de suma importância que a gente não conseguiu perceber. A pessoa mora no bairro, está vivenciando a situação e a gente, que precisa cuidar da cidade toda, não consegue perceber. A aproximação com o Conseg é de extrema importância”.
 
As principais demandas do Conseg, de acordo com a secretária, são furto de veículos, roubos e rondas escolares. O trabalho de rondas escolares, inclusive, está sendo integrado entre GCM e PM, de acordo com Daniele. “Há um WhatsApp de acionamento direto entre a GCM e a Polícia Militar para as escolas. A guarda municipal e a polícia trabalham de forma integrada, então eu já vi uma viatura da GCM patrulhando uma escola estadual e uma viatura da polícia atendendo uma demanda de escola municipal”, explica.
 
Dando detalhes sobre o trabalho em conjunto, Daniele afirmou que a integração entre PM e GCM é uma vantagem de Ferraz de Vasconcelos. “A Polícia Municipal é importante dentro das atribuições do município. Todo o sistema de segurança se integra e, felizmente, em Ferraz o trabalho é muito integrado. Eles trabalham de forma muito eficaz. É uma vantagem da cidade. Quem tem a ganhar com isso é só a população”, finaliza.