sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Eleição

Marcus Melo é eleito presidente do Condemat para o mandato de 2020

Melo é eleito por unanimidade e assume em 02 de janeiro; eleição ocorreu na sede do consórcio em Mogi das Cruzes

05 dezembro 2019 - 21h50Por Fernando Barreto - da Região
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), foi eleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para o mandato de 2020. A solenidade em que nomeou o prefeito tucano ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), na sede do consórcio, em Mogi das Cruzes.
 
O prefeito mogiano e a nova diretoria eleita tomam posse no dia 02 de janeiro. Até lá, o prefeito suzanense, Rodrigo Ashiuchi (PL), continua no cargo.
 
Além de Melo, o vice-presidente eleito para o próximo ano é Vanderlon Oliveira Gomes (PL), prefeito de Salesópolis; para o cargo de 1º tesoureiro foi eleito o prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite (PL); como 2º tesoureiro foi eleito Gustavo Henric Costa (PSB), o Guti, prefeito de Guarulhos; e o cargo de secretário ficou com Celso Simão Leite (PSDB), o prefeito de Santa Branca.
 
Depoimentos
 
Em coletiva o prefeito mogiano enalteceu os trabalhos realizados pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi enquanto esteve à frente do Condemat. Em seguido Melo conta sobre a atuação do Condemat, ao dizer que o consórcio atua de forma diferente de quando iniciou, em 2010.
 
“O consórcio constrói e desenvolve propostas em conjunto com as cidades vizinhas. Muitas vezes temos pessoas que residem em Mogi das Cruzes, mas trabalham em Suzano, ou vice-versa. A proposta do Condemat tem sido essa: criar políticas, soluções, projeto e propostas em comum com as cidades vizinhas”, explica Melo.
O tucano conclui, dizendo que pretende trazer, a cada mês, um secretário estadual diferente, para dialogar com os prefeitos e ouvir as demandas.
 
Rodrigo Ashiuchi, durante o discurso, enalteceu os trabalhos realizados em sua gestão e elogiou a eleição de Melo. 
 
“O consórcio visa o crescimento de todos os municípios que compõe a região. Entendemos o atual momento do Estado, por isso é importante um presidente com a mesma sigla que o governador de São Paulo - João Doria (PSDB)”, disse o prefeito suzanense.
 
Galeria
 
Além da nomeação da nova diretoria, foi inaugurada a “galeria de presidentes”. A galeria vai reunir a foto de todos os prefeitos que passarem pelo cargo de presidente do consórcio. 
 
Atualmente está a foto de Abel Larini, ex-prefeito de Arujá; de Jorge Abissamra, ex-prefeito de Ferraz; de Sebastião Almeida, ex-prefeito de Guarulhos; de Marco Bertaiolli, ex-prefeito de Mogi; e de Adriano Leite, atual prefeito de Guararema.
 
Ashiuchi faz balanço do mandato à frente de consórcio e cita realizações 
 
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), e atual presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), informou na manhã desta quinta-feira (5), a situação atual do consórcio. 
 
Ashiuchi deixa o cargo em 02 de janeiro, quando assume o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB). (ver matéria acima).
 
Segundo informou Ashiuchi em coletiva, as contas do consórcio estão positivas e todas foram aprovadas.
“Deixo o Condemat com dinheiro em caixa, as finanças em dia, além de as contas do meu primeiro mandato terem sido aprovadas e a segunda, ainda em análise, mas vai caminhar para uma aprovação também”, informou.
 
Feitos
 
Ashiuchi ficou no cargo de presidente do Condemat por dois anos (2017 e 2018). Na coletiva realizada ontem, o prefeito suzanese cita as realizações feitas durante esse período.
 
“Fizemos um projeto de parcerias entre as primeiras-damas, um trabalho em conjunto dos Fundos Sociais das cidades”, conta o prefeito. No setor de segurança Ashiuchi falou sobre um projeto em que permite o trabalho em conjunto das Guardas Civis Municipais das cidades vizinhas. “As cidades que fazem fronteira podem utilizar os GCMs das cidades vizinhas”, informa.
 
O político também cita a expansão do consórcio para outros países, a mais recente foi o encontro do consórcio com o embaixador do Quênia, em setembro.
 
“Viajamos em junho, em uma comitiva de prefeitos e secretários, para a China, onde encaminhamos parcerias com cidades do país. Em agosto recebemos autoridades do país oriental. No fim de agosto recebemos o vice-rei da Nigéria, Otunba Adekunle Aderonmu, e o cônsul do Egito, Mohamed Elktatib. Por fim, em setembro tivemos uma reunião com o embaixador do Quênia, Isaac Oschieng”.

Deixe seu Comentário

Leia Também