A programação religiosa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes terá início nesta sexta-feira (31), na Catedral de Sant’Anna, com a celebração da primeira missa da nova preparatória. As missas serão realizadas sempre a partir das 19h30, até o dia 8 de junho, véspera de Pentecostes, presididas por um padre diferente a cada noite. Depois da missa, os devotos se reúnem para a Passeata das Bandeiras, na companhia dos festeiros e capitães de mastro.
A primeira missa, na noite desta sexta-feira, será presidida pelo bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini. No sábado (1°), o padre Luiz Ricardo Cândido Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Suzano), preside a missa. Já o padre Cláudio Antônio Delfino, da Catedral de Sant´Ana (Mogi das Cruzes), celebra a missa de domingo (2/6). No dia 3 de junho, os devotos do Divino terão a missa com o padre João Paulo da Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Mogi das Cruzes).
O padre Leonardo Felix dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itaquaquecetuba) celebra a missa no dia 4 de junho e no dia 5 de junho é a vez do padre Diogo Shishito dos Santos, do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus (Mogi das Cruzes) e assessor eclesiástico da Festa do Divino presidir a missa. Dom Odilo Pedro Scherer (cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo) celebra no dia 6 de junho, seguido do padre Francisco Deragil de Souza, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque (Mogi das Cruzes), no dia 7 de junho. O padre Dorival Aparecido de Moraes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Santuário Diocesano (Mogi das Cruzes) encerra as celebrações da novena preparatória.
O padre Diogo Shishito explica que as missas da novena são um processo de preparação para a grande festa que se dará no Dia de Pentecostes (9/6): “As missas da novena são esse processo de espera e preparação interior para a vinda do Espírito Santo. Os nove dias que antecedem a Festa de Pentecostes são um momento que nós vamos nos abrindo para a graça de Deus, que vai nos ajudando e nos fortalecendo. E a novena nos auxilia nesse caminho”.
Passeata das Bandeiras
Todas as noites, após a missa, é realizada a Passeata das Bandeiras, outro ato da festa, que conta com a participação da Folia do Divino de Biritiba Ussu. Na ocasião, os festeiros, capitães de mastro, ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos saem em procissão para visitar a residência o u estabelecimentos comerciais de devotos.
O primeiro devoto a receber a visita é o Johnny Rodrigues, do Grupo Dom Divino, na Rua Dr. Paulo Frontin, 365, na lateral da Catedral.
À frente da Festa do Divino, que neste ano traz como tema “Divino Espírito Santo, renove a nossa fé a transforme em missão”, estão os festeiros Marcelo Braz e Sueli Moraes Braz e os capitães de mastro Antônio José Mercado e Maria Auxiliadora Mercado.
Missa Campal
O sábado está bem movimentando na Quermesse da Festa do Divino. Além da parte social, há a celebração da Missa Campal, a partir das 15 horas. Quem preside a Santa Missa neste sábado (1/6) é dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, com animação do missionário e cantor Dunga (PHN) e Banda. No dia 8 de junho, é o padre Antônio Carlos de Menezes, o Tonhão, da Paróquia Santa Cruz, no bairro da Ponte Grande, Mogi das Cruzes, que presidirá a Missa Campal.
A Quermesse está localizada no Centro Municipal Integrado “Deputado Maurício Nagib Najar”, no Mogilar (com acesso pela avenida Cívica).




Programação religiosa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes terá início nesta sexta-feira (31) - (Foto: Associação Pró-Festa do Divino/Divulgação)




