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Região

Retomada das atividades é tema na Brigada da Pandemia na Educação

Também participaram da reunião a Comissão de Educação da Câmara e o Conselho Municipal de Educação

16 abril 2021 - 22h40Por de Mogi
A Brigada da Pandemia na Educação de Mogi das Cruzes recebeu em sua reunião semanal nesta quinta-feira (15) especialistas para conhecer experiências e pesquisas sobre a retomada das atividades presenciais em outros países e também no Brasil. Além dos membros da Brigada, participaram da reunião a Comissão de Educação da Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Educação.
 
“Foi uma reunião muito positiva em que tivemos acesso a informações importantes para fundamentar nossas discussões e a proposta de ações para a retomada das aulas presenciais na cidade”, avaliou o secretário interino de Educação, Caio Callegari. A Brigada é um espaço coletivo e colegiado para apreciar diferentes perspectivas e pactuar ações conjuntas em relação à política educacional mogiana no contexto da pandemia de Covid-19.
 
Pesquisadora do Vozes da Educação, consultoria técnica formada por profissionais que acreditam no potencial transformador do chão de escola, Carolina Campos, trouxe alguns apontamentos sobre o Levantamento internacional da retomada de aulas presenciais feito pelo grupo. O estudo mais recente, divulgado em março, abordou a questão da primeira infância. 
 
“O que temos visto mundo afora é que os pais se sentem mais seguros quando o retorno começa de forma voluntária. É fundamental a comunicação com as famílias, mostrar a elas como as crianças irão passar o dia nas escolas”, destacou. A professora também apontou a necessidade da rigidez no escalonamento de horários, a definição de funções dentro do ambiente escolar e a elaboração e um plano de monitoramento.
 
Vinicius Bueno, líder do projeto Gestão da Aprendizagem na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, trouxe a experiência do trabalho que está sendo feito pelo Governo Estadual quanto à aprendizagem dos estudantes. “Meu viés de olhar para esse retorno é o pedagógico com foco na equidade. Também temos um olhar bastante próximo para os alunos em processo de alfabetização”, contou. O trabalho tem sido feito com base na implementação do currículo e no programa de recuperação e aprofundamento. 

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